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sábado, 29 de julho de 2017

PARTE I - INTRODUÇÃO - GUIA DE APRENDIZAGEM

INTRODUÇÃO: HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA BIOLOGIA.

Actividades de Aprendizagem 1
Estude cuidadosamente no manual da cadeira de Botânica Geral as paginas 6 – 31.
Depois de lida as paginas recomendadas, responda as perguntas de revisão:

PARTE A. COMPLETE. 
Escreva a palavra que completa de forma correcta cada uma das afirmações:
  1. A ciência que se especializa no estudo de toda vida é…………………………
  2. A palavra biologia foi criada por………………………………………………

PARTE B. ESCOLHA MÚLTIPLA
Assinale a letra que corresponde à palavra que completa de forma correcta cada uma das frases:
1. O ramo da Biologia que estuda a função é a:
a) Zoologia;                      
b) Taxonomia;                    
c) Fisiologia;                    
d) Morfologia

2. A hereditariedade e a variação nos organismos vivos são explicados pela:
a) Ecologia;                     
b) Genética;                   
c) Paleontologia;              
d) Taxonomia

3. Em evolução existe uma teoria, hoje considerada ultrapassada, que afirma a possibilidade do surgimento de espécies a partir de matéria não viva, como os girinos que se originaram da lama ou as larvas que se originariam de carne em decomposição. Essa teoria é denominada de:
a) Criação especial;       
b) selecção natural;      
c) transmutação das espécies;
d) Geração espontânea 
e) refúgio ecológico.

4. Responda de acordo com o seguinte código:
I – A teoria da biogénese afirma que todo ser vivo nasce, cresce, se reproduz e morre.
II – De acordo com a teoria da abiogénese, a vida só pode ser originada de outra, preexistente e semelhante.
III – A teoria da geração espontânea afirma que seres vivos pode nascer da matéria inanimada.
a) Apenas a afirmativa I é correta. 
b) Apenas a afirmativa III é correta. 
c) I e III são corretas.
d) Apenas as afirmativas II e III são corretas.      
e) I, II e III são corretas.

5. qual das alternativas distingue organismos heterotróficos de organismos autotróficos?
a) Somente organismos heterotrófico necessitam de substâncias químicas do ambiente.
b) Somente organismos heterotróficos necessitam de substâncias químicas do ambiente.
c) Somente organismos heterotróficos possuem mitocondrias.
d) Somente organismos autotróficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgânicos.
c) Somente organismos autotróficos não requerem gás oxigenio.

6. Coloque os termos a seguir em ordem cronológica, de acordo com a hipótese heterotrófica da evolução do metabolismo. Não se esqueça de justificar sua resposta, esclarecendo os argumentos utilizados pelos defensores dessa hipótese.


PARTE C. VERDADEIRO – FALSO. 
Quando a afirmação está correcta, escreva “verdadeiro”. Se a afirmação estiver incorrecta, muda a palavra sublinhada por uma que torne a expressão verdadeira:
  1. O botânico é o cientista que se especializa no estudo das plantas e dos animais.
  2. O estudo organizado das plantas foi fundado na antiguidade por Hipócrates.
  3. A primeira pessoa a observar células vivas foi Hooke.
  4. A morfologia é o ramo da Biologia que estuda a função.
  5. O estudo dos tecidos é conhecido como Filogenia.
  6. A Citologia é a identificação e classificação das plantas.
  7. O citologista estuda a mente.

ACTIVIDADES DE APRENDIZAGEM 2

QUESTÕES PARA REFLECTIR (Parte I - paginas 6 – 31)

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA BIOLOGIA

  1. Porque é que é credível supor que o estudo da vida é tão antigo como a humanidade?
  2. Porque é que a Biologia encontra-se dividida em vários ramos?
  3. Em certos locais, larvas de moscas, criadas em arroz cozido, são utilizadas como iscas para a pesca. Alguns criadores, no entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea. Essa teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, pelos estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente que:
a) Os seres vivos podem ser criados em laboratório.
b) A vida se originou no planeta a partir de microrganismos.
c) O ser vivo é oriundo da reprodução de outro ser vivo preexistente.
d) Os seres vermiformes e microrganismos são evolutivamente aparentados.
e) Vermes e microrganismos são gerados pela matéria existente nos cadáveres e caldos nutritivos, respectivamente.
  1. Considere a seguinte situação: Você comprou pão de forma e, após se servir de algumas fatias, fechou o pacote e o guardou em um armário da cozinha. Depois de duas semanas, você se lembra do pacote, resolve abri-lo e descobre que as fatias de pão estão emboloradas.
a) Proponha uma explicação para o surgimento de bolores nas fatias de pão.
b) A sua explicação está de acordo com qual teoria sobre a origem da vida: geração espontânea ou biogênese?
  1. Um pouco de água foi deixada em um vaso e algum tempo depois surgiram nela algumas larvas do mosquito Aedes, transmissor do vírus que causa a dengue.
  1. A hipótese mais aceita para explicar a origem da vida sobre a Terra propõe que os primeiros seres vivos eram heterótrofos.
a) Que condições teriam permitido que um heterótrofo sobrevivesse na Terra primitiva?
b) Que condições ambientais teriam favorecido o aparecimento posterior dos autótrofos?
c) Além das condições ambientais, qual o outro argumento para não se aceitar que o primeiro ser vivo tenha sido autótrofo?

  1. Segundo a teoria de Oparin, a vida na Terra poderia ter sido originada a partir de substâncias orgânicas formadas pela combinação de moléculas, como metano, amonia, hidrogenio e vapor de água, que compunham a atmosfera primitiva da Terra. A esse processo seguiram-se a síntese proteica nos mares primitivos, a formação dos coacervados e o surgimento das primeiras células. Considerando os processos de formação e as formas de utilização dos gases oxigénio e dioxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra foi:
a) autotróficos, heterotróficos anaerobicos e heterotróficos aeróbicos.
b) heterotróficos anaerobicos, heterotróficos aeróbicos e autotróficos.
c) autotróficos, heterotróficos aeróbicos e heterotróficos anaeróbicos.
d) heterotróficos anaerobicos, autotróficos e heterotróficos.
e) heterotróficos aeróbicos, autotróficos e heterotróficos anaeróbicos.
  1. Cite e explique quatro aspectos que demonstram ser o conhecimento da biologia importante para o homem contemporâneo?
  2. A tabela abaixo mostra uma comparação da quantidade de dois gases na atmosfera da terra e na de outro planeta denominado planeta x.

Tipo de gás
Terra há 3,5 bilhões de anos
Terra actualmente
Planeta x há 3,5 bilhões de anos
Planeta  x atualmente
O2
Não-detectável
21%
Não-detectável
Não-detectável
CO2
98%
3%
95%
95%

a)    Que fator contribuiu maioritariamente para tamanha mudança na composição de gases na atomosfera terrestre?
b)    Qual a actividade biológica responsável pelo crescimento dos teores de O2 na atmosfera?
c)    Se essa actividade ainda existe na biota terrestre, como explicar o fato de que o teor de O2 se tem mantido inalterado na atmosfera terrestre ao longo dos ultimos milhares de anos?
d)    O que pode ser inferido sobre a possível existência de vida no planeta x?
  1. O bioquímico russo Oparin, em seu livro a origem da vida, admitiu que a vida sobre a terra surgiu há mais ou menos 3,5 bilhões de anos. Segundo Oparin, responda aos itens abaixos:
a)    Cite dois gases presentes na atmosfera primitiva.
b)    A que condições estavam submetidos os gases da atmosfera primitiva?
c)    Que compostos químicos se originaram a partir dos gases iniciais?
d)    Actualmente sabemos que seres autótrofos constituem fonte básica de alimento. No entanto, admite-se que os primeiros organismos devem ter sido heterótrofos. A partir de onde os heterótrofos conseguiam seu alimento na terra primitiva?
e)    Qual o mecanismo utilizado pelos primeiros organismos para obtenção de energia?
  1. Sobre a origem dos seres vivos, duas teorias sustentaram uma polêmica nos meios científicos, até fins do século passado: a teoria da geração espontânea (abiogénese) e a teoria da biogénese. Faça um comentário sucinto sobre tais teoria, explicando também como foi solucionada a polêmica.
  2. A hipótese mais aceita para explicar a origem da vida sobre a terra propõe que os primeiros seres vivos eram heterótrofos.
a)    Que condições teriam permitido que um heterótrofo sobrevivesse na terra primitiva?
b)    Que condições ambientais teriam favorecidos o aparecimento posterior dos autótrofos?
c)    Além das condições ambientais, qual o outro argumento para não se aceitar que o primeiro ser vivo tenha sido autótrofo?
  1. Qual é a principal diferença entre um organismo heterotrofo e um autótrofo, e que papel cada um desempenhou na Terra primitiva?
  2. Por que se imagina que o desenvolvimento da fotossíntese foi um evento tão importante na evolução da vida em geral?
  3. Alguns cientistas acreditam que outros planetas em nossa galáxia podem muito bem conter alguma forma de vida. Se você estivesse buscando esse planeta, que características iria procurar?
  4. Que critérios você usaria para determinar se uma entidade é uma forma de vida?
  5. Que papel o oxigénio desempenhou na evolução da vida na Terra?


 ACTIVIDADES DE APRENDIZAGEM 3

Estude cuidadosamente no manual da cadeira de Botânica Geral as paginas 31 - 42.
Depois de lida as paginas recomendadas, responda as perguntas de revisão:

INTRODUÇÃO À BOTÂNICA/BOTÂNICA EM ANGOLA
  1. Na história evolutiva das plantas ficou marcada a transição do meio aquático para o meio terrestre. Nesse ambiente, os organismos enfrentam problemas diferentes dos existentes em ambientes aquáticos. Com referência a esse assunto:
a) Explique três características que surgiram nas plantas e que podem ser consideradas adaptativas à vida no ambiente terrestre.
b) Qual grupo de fanerógamas é o mais diversificado no ambiente terrestre e quais características possibilitaram o seu predomínio nesse ambiente?

  1. Mencione três das principais adaptações que apresentam as plantas ao meio ambiente terrestre?

  1. Representa graficamente a possível origem dos musgos, pteridofitas, gimnospermas e angiospermas?

  1. Explica mediante exemplos, as adaptações que apresentam as angiospermas a vida no meio ambiente terrestre?

  1. Quais foram alguns dos problemas encontrados pelas plantas à medida que elas faziam a transição do mar para a terra, e quais estruturas nas plantas aparentemente resolveram esses entraves?

  1. O que são biomas e quais são os principais papéis das plantas num ecossistema?

  1. Cite os biomas de Angola e relacione-os com os tipos de vegetação (https://pedro2712.blogspot.com/2017/04/angola-vegetacao-angola-possuiflorestas.html)

  1. Que vantagens as plantas terrestres têm sobre suas ancestrais aquáticas? Você pode imaginar alguma desvantagem por ser uma planta terrestre?
  2. Quando foram feito os primeiros estudos da botânica em nosso país?

  1. Qual é a primeira espécie botânica angolana descrita na literatura?

  1. Quais são as estimativas de diversidade vegetal para Angola?

  1. Cite os botânicos que se destacaram no estudo da diversidade vegetal angolana? Destes, quem encontrou a Welwitchia mirabilis?

  1. O que são plantas endemicas? Em Angola existem plantas endemicas?

  1. Cite algumas espécies vegetais em risco de Angola? O que se deve fazer para evitar a sua extinção?

  1. Numa visita a um museu de História Natural, um grupo de estudantes entrou numa seção destinada à evolução das plantas. Nessa seção havia um painel com uma árvore representativa das relações filogenéticas, conforme o esquema abaixo. Os números I, II, III e IV correspondem às adaptações evolutivas das Divisões do Reino Plantae.



 Após a análise do esquema, cite:
a) os números cujas divisões apresentam a característica de transportar água e nutrientes a longas distâncias, advinda da capacidade adaptativa de sintetizar lignina.
b) o número que na árvore filogenética corresponde ao ponto da linha evolutiva que deu início a embriões protegidos por estruturas especializadas.
c) um exemplo de adaptação evolutiva indicado pelo número I.
d) os nomes das classes que divergiram evolutivamente do ramo indicado pelo número IV.
e) o número correspondente ao início da especialização dos processos reprodutivos em interação principalmente com os insetos e aves, o que favoreceu a dispersão bem sucedida das plantas no ambiente terrestre.


  1. A imagem representa o processo de evolução das plantas e algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse processo, a partir de um ancestral simples, os diferentes grupos vegetais desenvolveram estruturas adaptativas que lhes permitiram sobreviver em diferentes ambientes.



Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu para uma maior dispersão?
a) As sementes aladas, que favorecem a dispersão aérea.
b) Os arquegônios, que protegem o embrião multicelular.
c) Os grãos de pólen, que garantem a polinização cruzada.
d) Os frutos, que promovem uma maior eficiência reprodutiva.
e) Os vasos condutores, que possibilitam o transporte da seiva bruta. impediu a retroalimentação do ciclo hidrológico.

  1. Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado abaixo correspondem, respectivamente, aos seguintes grupos vegetais:


a) gimnospermas e angiospermas.
b) angiospermas e gimnospermas.
c) pteridófitas e gimnospermas.
d) pteridófitas e briófitas.

TRABALHO INDIVIDUAL

1. Pesquisa biográfica: cientistas
Pesquisar a biografia dos cientistas citados: Francesco Redi, Louis Pasteur, Alexander Ivanovich Oparin e Jonh Burdon Sanderson Haldane.

Consulte livros, revistas e sites de divulgação científica para conhecer os experimentos realizados pelos cientistas norte--americanos Stanley L. Miller (1930-2007) e Harold C. Urey, na década de 1950. Explique quais foram as contribuições desse trabalho para o desenvolvimento de hipóteses a respeito da origem da vida na Terra.


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