RESOLVER AS
LISTAS DE EXERCÍCIOS E AS PROVAS DE EXAMES DOS ANOS ANTERIORES VÃO TE MOSTRAR
SE VOCÊ CONSOLIDOU SUFICIENTEMENTE DETERMINADA MATÉRIA E AVANÇAR PARA A
SEGUINTE MATÉRIA.
SERIE
A
EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2018
1. Preencha correctamente as lacunas nas definições: 2,5V
1.1. _____________________________ é a área da Biologia que se
preocupa com a taxonomia e com a compreensão da filogenia.
1.2. _____________________________é o ponto de partida de
todas as classificações, mais é necessário escolher características realmente
importantes.
1.3. _____________________________é constituida pelo tegumento (testa e tégmen) e
amêndoa (embrião e reservas).
1.4. _____________________________ é a camada de células mais externa do corpo primário da planta e
constitui o sistema dérmico das folhas, órgãos florais, frutos e sementes e dos
caules e raízes até que eles sofram considerável crescimento secundário
1.5. _____________________________camada mais externa
proveniente da epiderme externa da parede ovariana, que envolve o fruto e de
coloração variada.
2.
Caminhando no Jardim Botânico da cidade do Huambo “Estufa Fria”, um aluno do
Liceu Vilinga deparou-se com uma diversidade de plantas. Entre elas: uma planta
produtora de cones “o pinheiro do Brasil (Araucaria
angustifolia)”, uma planta dicotiledónea nativa de Angola “umbangalunda (Erythrina abssynica)”, ambas crescendo
sob pleno sol; também encontrou “samambaias (Nephrolepis exaltata)” e nas
partes mais sombreadas do horto em locais permanentemente húmidos do solo
“musgos (Bryum sp.)”. Curioso,
gostaria de saber como se originaram os diferentes grupos de plantas e as principais
caracteristicas que os diferenciam.
2.1. Preencha a árvore
filogenética simplificada, utilizando
os nomes científicos das plantas observadas pelo aluno e as novidades
evolutivas (adaptativas ao ambiente terrestre) de cada, representadas pelos
números 1, 2, 3 e 4, para satisfazer a curiosidade do
aluno. 2V
3. Os estudos da biodiversidade em Angola são
escassos e a flora é mal conhecida, apesar de existirem desde a época colonial.
Em termos de flora destacamos a floresta de Miombo que cobrem cerca de 70% do
território de Angola e ocorre em grande parte da região austral de África,
abrangendo onze países, nomeadamente territórios de Burundi, Botswana, Malawi,
Moçambique, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zimbabwe, Zâmbia e Republica
Democrática do Congo. Fornecendo bens e serviços a cerca de 100 milhões de
africanos, que residem ao longo desta ecorregião. O quadro abaixo apresenta
algumas espécies medicinais (até 2016, já eram reconhecidas 28.197 espécies com
importância medicinal) encontradas em diferentes regiões de Angola.
3.1. Preenche as categorias apresentadas em função desta informação: 4V
I. Espécies:___;
II. Ordens:___;
III. Géneros:___;
IV.
Famílias:____;
V. Classes_____
Aloe ferox Mill.
(Tshandala)
|
Lannea
welwitschii (Hiern) Engl.
(Humbi)
|
Strychnos spinosa
(maboque)
|
Parinari curatellifolia
(Olonsha)
|
Strychnos cocculoides
(maboque)
|
Myrtales
|
Poales
|
Arecaceae
|
Monotes sp.
|
Adansonia digitata L.
(Mbondo, Nkondo, Imbondeiro)
|
Monodora myristica (Gaertn.) Dunal
(Jipepe)
|
Aloe zebrina Bak.
(Okandala-Kazengue)
|
Costus lucanusianus K. Schum.
(Mukisu)
|
Ceiba pentandra (L.) Gaertn.
(Mafumeira)
|
Pausinystalia johimbe Pierre ex Beille
(Pau
de Cabinda)
|
Fonte: Costa e Pedro. 2013. Plantas Medicinais de
Angola.
3.2 Cite três principios da nomenclatura binária utilizados
na descrição destas espécies?1V
______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
4. Todas as plantas (391.000 descritas), excepto
as algas e briófitas, são chamadas plantas vasculares. Isto significa que elas
possuem um sistema complexo de tecidos que se estende da raiz as folhas.
4.1. Cite os três sistemas de tecidos encontrados numa
raiz, não esquecendo a função e os tecidos que compõem cada sistema?
1.
Sistema:________________________________________________________
Função:_________________________________________________________
Tecidos:_________________________________________________________
2.
Sistema:_______________________________________________________
Função:________________________________________________________
Tecidos:_________________________________________________________
3.
Sistema:______________________________________________________
Função:________________________________________________________
Tecidos:________________________________________________________
5. Já foram descritas cerca de 391.000 plantas
vasculares, na sua maioria plantas com flores (94%), constituindo as angiospermas.
Algumas das angiospermas podem ser encontradas na Estufa Fria e podem ser
agrupadas em duas classes:
-
Liliopsida (monocotiledónea): Agave
americana, Saccharum officinarum
e Musa sp., entre outras.
-
Magnoliopsida (dicotiledónea): Persea
americana, Manguifera indica e Eucalyptus sp., entre outras.
5.1. Preenche o quadro a seguir tendo em conta as
características específicas utilizadas para organizar as angiospermas nestes
dois grupos?
Órgãos
|
Liliopsida
(monocotiledóneas)
|
Magnoliopsida
(eudicotiledóneas)
|
Raiz
|
||
Folha
|
||
Crescimento
|
6. Tendo
como base os conhecimentos de Botânica Geral adquiridas durante o semestre e
como futuro professor de Biologia, apresente um breve resumo, realçando a
importância do estudo e divulgação da diversidade vegetal angolana. 3V
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
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_______________________________________________________________
SERIE B
EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2018
1. Preencha correctamente as lacunas nas definições:
1.1. _____________________________ conjunto de seres semelhantes, capazes de se cruzar em condições naturais,
deixando descendentes férteis;
1.2. _____________________________ processo pelo qual
células que têm constituição genética idêntica tornam-se diferentes umas das
outras e das células meristemáticas a partir das quais elas se originaram;
1.3. _____________________________ normalmente nasce na axila de uma folha modificada
(bráctea) e, quando completa, possui os órgão de suporte e quatro conjuntos de
apêndices florais que surgem no mesmo nó (verticilos);
1.4. _____________________________ é um tecido que apresenta
a função de sustentar as regiões e órgãos da planta que possuem crescimento
primário, ou que estão sujeitos a movimentos constantes.
1.5. _____________________________camada mais interna
proveniente da epiderme interna da parede ovariana que se acha em contacto com
as sementes, sendo geralmente pouco desenvolvida e, muitas vezes, de difícil
separação.
2.
Caminhando no Horto Botânico do
ISCED-Huambo, um aluno da 7ª classe da Escola Comandante
Bula, deparou-se com uma diversidade de plantas. Entre elas: uma planta
produtora de cones “o pinheiro (Pinus sp.)”,
uma fruteira “a casimiroa (Casimiroa
edulis)”, ambas crescendo sob pleno sol; também encontrou em vasos “samambaias
(Nephrolepis exaltata)” e nas partes mais sombreadas do horto em locais
permanentemente húmidos do solo “musgos (Bryum
sp.)”. Curioso, gostaria de saber como se originaram os diferentes grupos
de plantas e as caracteristicas que os diferenciam.
2.1. Preencha a árvore filogenética simplificada, utilizando os nomes científicos das plantas observadas pelo aluno e as novidades evolutivas (adaptativas ao ambiente terrestre) de cada, representadas pelos números 1, 2, 3 e 4, para satisfazer a curiosidade do aluno. 2V
3. Os estudos da biodiversidade em Angola são
escassos e a flora é mal conhecida, apesar de existirem desde a época colonial.
Em termos de flora destacamos a floresta de Miombo que cobrem cerca de 70% do
território de Angola e ocorre em grande parte da região austral de África, abrangendo
onze países, nomeadamente territórios de Burundi, Botswana, Malawi, Moçambique,
Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zimbabwe, Zâmbia e Republica Democrática do
Congo. Fornecendo bens e serviços a cerca de 100 milhões de africanos, que
residem ao longo desta ecorregião. O quadro abaixo apresenta algumas espécies
medicinais (até 2016, já eram reconhecidas 28.197 espécies com importância
medicinal) encontradas em diferentes regiões de Angola.
3.1. Preenche as categorias apresentadas em função
desta informação: 4V
I. Espécies:___;
II. Ordens:___;
III. Géneros:___;
IV. Famílias:____;
V. Classes_____
Acacia welwitschii Oliv.
(Mubanga)
|
Lamiales
|
Pericopsis angolensis
(Omako)
|
Uapaca kirkiana
(Olombula)
|
Julbernadia paniculata (Benth) Troupin
(Omanda, Olumwe)
|
Strychnos spinosa
(maboque)
|
Colophospermum
mopane J. Leonard.
(Mutiati, Omunthiati)
|
Arecaceae
|
Solanales
|
Araliaceae
|
Pentaclethra macrophylla Benth
(Nkassa)
|
Pterocarpus tinctorius Welw.
(Lukunga,
Nkula, Takula)
|
Fabales
|
Cissampelos mucronata A.
Rich
(Kachilingue Chimue, Enyati)
|
Uapaca benguelensis
(Catetembula)
|
3.2. Cite três principios da nomenclatura binária
utilizados na descrição destas espécies?1V
______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
4.
Todas as plantas (391.000 descritas), excepto as algas e briófitas,
são chamadas plantas vasculares. Isto significa que elas possuem um sistema
complexo de tecidos que se estende da raiz as folhas.
4.1. Cite os
três sistemas de tecidos encontrados numa folha, não esquecendo a função e os
tecidos que compõem cada sistema?
1. Sistema:________________________________________________________
Função:_________________________________________________________
Tecidos:_________________________________________________________
2. Sistema:_______________________________________________________
Função:________________________________________________________
Tecidos:_________________________________________________________
3. Sistema:______________________________________________________
Função:________________________________________________________
Tecidos:________________________________________________________
5. Já foram descritas cerca de 391.000 plantas
vasculares, na sua maioria plantas com flores (94%), constituindo as
angiospermas. Algumas das angiospermas podem ser encontradas na Estufa Fria e
podem ser agrupadas em duas classes:
-
Liliopsida (monocotiledónea): Agave
americana, Saccharum officinarum
e Musa sp., entre outras.
-
Magnoliopsida (dicotiledónea): Persea
americana, Manguifera indica e Eucalyptus sp., entre outras
5.1. Preenche o quadro a seguir tendo em conta as
características específicas utilizadas para organizar as angiospermas nestes
dois grupos?
Órgãos
|
Liliopsida
(monocotiledóneas)
|
Magnoliopsida
(eudicotiledóneas)
|
Caule
|
||
Flores
|
||
Sementes
|
6. Tendo
como base os conhecimentos de Botânica Geral adquiridas durante o semestre e
como futuro professor de Biologia, apresente um breve resumo, realçando a
importância do estudo e divulgação da diversidade vegetal angolana. 3V
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
SERIE C
EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2018
1.
Preencha correctamente as lacunas nas definições: 2,5V
a) _____________________________ramo da biologia que trata da descrição, da classificação e da nomenclatura
dos seres vivos.
b) _____________________________ geralmente, é um substantivo que deve ser escrito com letra inicial
maiúscula.
c) _____________________________ são os grupos de células de mesma origem embrionária e
que realizam funções determinadas no corpo vegetal.
d) _____________________________ região laminar que possui forma achatada e
larga, geralmente possuindo simetria bilateral, com função de captação de luz,
gás carbonico e oxigenio.
e) ____________________________ é a parte mais desenvolvida dos frutos carnosos
(geralmente é a porção comestível), ou seja, camada intermediária proveniente
do mesófilo carpelar. Quase sempre de grande espessura.
2. O estudo das plantas
desperta interesse, não só por simples curiosidade, mas, principalmente, devido
ao facto de serem essenciais e imprescindíveis ao homem. A
história evolutiva desses seres vivos está relacionada à ocupação gradual do
ambiente terrestre e à independência de água para a reprodução.
a)
A tabela abaixo apresenta algumas das características mais aceites para
explicar as relações evolutivas entre grupos de plantas, ou seja,
caracteristicas adaptativas à vida no ambiente terrestre. Assinale com um X os grupos de plantas que adquiriram
tais características?
Características
|
Briófitas
|
Pteridófitas
|
Gimnospermas
|
Angiospermas
|
Embriões protegidos
|
||||
Vasos condutores de seiva
(orgânica e inorgânica)
|
||||
Sementes
|
||||
Frutos
|
3. Excerto da dissertação de mestrado em Biologia da Conservação
apresentado na Universidade de Évora: “As florestas de Miombo (dominadas
pelos géneros Brachystegia, Julbernardia e/ou Isoberlinia) cobrem
cerca de 70% do território de Angola e ocorre em grande parte da região austral
de África, abrangendo onze países, nomeadamente territórios de Burundi,
Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zimbabwe,
Zâmbia e Republica Democrática do Congo. Fornecendo bens e serviços a cerca de
100 milhões de africanos, que residem ao longo desta ecorregião. Comparando com
outros países desta região, Angola tem escassez de estudos de biodiversidade e
a flora é mal conhecida”. O quadro abaixo apresenta algumas espécies vasculares
(já foram descrita 391.000 plantas vasculares no mundo) encontradas nestas
florestas (nativas de Angola).
3.1. Preenche as categorias apresentadas em função
desta informação: 3V
I. Espécies:___;
II. Ordens:___;
III. Géneros:___;
IV.
Famílias:____;
V. Classes:_____
Vigna vexillata (L.) A. Rich.
(Dikunde,
Omutuno)
|
Cussonia sp.
|
Anisophylliaceae
|
Ebenaceae
|
Ficus sycomorus L.
(Umkuzu kuzu)
|
Cissampelos mucronata A.
Rich
(Kachilingue Chimue, Enyati)
|
Oncoba welwitschii Oliv.
(Xixe, Missae, Nkwa-Nkwa)
|
Arecaceae
|
Aframomum alboviolaceum K. Schum.
(Ocinguenga, Jinguenga, Atundua)
|
Myrtaceae
|
Pinales
|
Ficus thonningii Blume
(Mulemba)
|
Anthocleista nobilis G. Vestir
(Kuliassumba, Minungu)
|
Cola acuminata Schtt & Endl.
(Dikezo, Dikazo)
|
Pausinystalia johimbe Pierre ex
Beille
(Pau
de Cabinda)
|
Fonte: Costa e Pedro. 2013. Plantas Medicinais de
Angola.
3.2. Indique as espécies que apresentam maior grau de
semelhanças? 1V
______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________
4. Todas as plantas (391.000 descritas), excepto
as algas e briófitas, são chamadas plantas vasculares. Isto significa que elas
possuem um sistema complexo de tecidos que se estende da raiz as folhas.
4.1. Cite os três sistemas de tecidos encontrados num
caule, não esquecendo a função e os tecidos que compõem cada sistema?
1. Sistema:________________________________________________________
Função:_________________________________________________________
Tecidos:_________________________________________________________
2. Sistema:_______________________________________________________
Função:________________________________________________________
Tecidos:_________________________________________________________
3. Sistema:______________________________________________________
Função:________________________________________________________
Tecidos:________________________________________________________
5. As
angiospermas são plantas com órgãos vegetativos e reprodutivos mais evoluídos,
presentes na superfície da Terra há mais de 100 milhões de anos, sendo
actualmente conhecidas cerca de 369.000 espécies. Plantas deste grupo podem ser
encontradas no Horto Botânico do ISCED-Huambo, agrupadas em duas classes em
função das suas características:
- Liliopsida (monocotiledónea): aloe vera (Aloe maculata), língua de sogra (Sansevieria
trifasciata);
- Magnoliopsida (dicotiledónea): casimiroa (Casimiroa edulis), jacaranda (Jacaranda mimosifolia).
5.1. Cite duas caracteristicas comuns nas duas classes e três caracteristicas
encontradas apenas em cada uma das classes?
Caracteristicas comuns:_______________________________________________
Dicotiledóneas:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Monocotiledóneas__________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
6. Muito pouca gente
sabe que estamos em plena “Década da Biodiversidade (2011-2020)”, esta década é de extrema relevância, porque é
urgentíssimo que toda gente se capacite de que não conseguiremos sobreviver por
exemplo sem plantas (Paiva, 2016; Tavares, 2015).
6.1. Tendo como base os
conhecimentos de Botânica Geral adquiridas durante o 2º semestre e como futuro
professor de Biologia, apresente um breve resumo, realçando a importância do
estudo e divulgação da diversidade vegetal angolana.
_______________________________________________________________
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