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quinta-feira, 6 de julho de 2017

PROGRAMA DA CADEIRA DE BOTÂNICA GERAL

PROGRAMA DA CADEIRA DE BOTÂNICA GERAL

Fundamentação 
A vastidão e diversidade da flora angolana cobrindo quase todo País, com escassez na zona desértica do Namibe, exige que o País tenha quadros suficientes e capazes para a sua protecção e conservação. A escola, em particular o ISCED-Huambo, é chamada a dar o seu contributo na preparação de formadores para gerações actuais e vindouras no sentido de garantirem ao país a preservação da sua rica flora, e, consequentemente, da biodiversidade, pois, nessa flora coexistem diversas formas de vida.

Em suma, que conheçam as características da grande diversidade de organismos vegetais que se encontram no país e que de uma forma ou outra estão relacionados com o homem pela grande utilidade que lhe proporciona, em alguns casos, e reconhecer mediante o seu estudo aquelas que provocam doenças e destroem a economia do país, para eliminá-los.

Problema
A Botânica Geral é uma cadeira introdutória ao estudo das plantas, isto é, as plantas inferiores ou Talófitas, Plantas Superiores ou Cormófitas, bem como a de Fisiologia Vegetal e outras afins. Assim, o correcto conhecimento dos itens acima mencionados poderão servir de alavanca para um sucesso do aluno nessa área, ou um travão se mal compreendidos e assimilados. Tudo dependerá da forma como o professor da cadeira conduzir o processo de ensino e aprendizagem nesse domínio, isto é, as estratégias a serem usadas pelo professor da cadeira jogam um papel fundamental para o sucesso do aluno.

Objecto de estudo
O objecto de estudo desta cadeira é o estudo da morfologia interna e externa das plantas.

Objectivo Geral
- Aprofundar os conteúdos de Botânica Geral obtidos nos níveis anteriores (I e II Ciclo do Ensino Secundário e Ensino Médio), para que mais tarde no desempenho das suas funções de professor manifestem conhecimentos sólidos, fundamentando cientificamente as suas explicações, contribuindo deste modo, no desenvolvimento do processo docente-educativo. 
- Como escola de formação de professores, augura-se que estes conhecimentos sejam suficientemente sólidos no sentido de poderem transmitir e orientar os seus futuros alunos, de forma eficaz, no campo teórico, mas, fundamentalmente prático. Pós, a Botânica, como ciência que estuda as plantas, deve encontrar na natureza o seu local preferencial para o seu desenvolvimento.

Objectivos Específicos
  • Conhecer a importância que tem a botânica como matéria base em todos os conceitos biológicos
  • Criar nos estudantes a correcta concepção científica do mundo, desenvolvendo as suas capacidades, tendo como base os princípios teóricos aliados à prática.
  • Explicar a Nomenclatura Botânica e a necessidade da Nomenclatura Cientifica, assim como o método de classificação científica natural aceite universalmente.
  • Estudar a célula vegetal como unidade estrutural e funcional dos organismos vegetais, quanto a posição, organelos do citoplasma e funções, bem como os diferentes tecidos vegetais.
  • Identificar a grande diversidade de vegetais e as diferenças existentes entre eles, desde organismos unicelulares até gigantescas árvores.
  • Intensificar o estudo teórico e prático, da planta como um todo, destacando-se os seus diferentes órgãos e aprofundando em cada um deles, a sua estrutura interna e externa, funções que realizam no vegetal e a sua importância económica.
  • Estimular a comunicação oral e escrita dos conhecimentos adquiridos.

Sistema de habilidades:
  • Aplicar concepções teóricas sobre a origem e evolução histórica da Biologia e desenvolvimento das plantas no estudo da Botânica.
  • Seleccionar e utilizar métodos de investigação botânicos.
  • De maneira geral, esta disciplina se propõe a desenvolver nos estudantes determinadas competências profissionais, as quais devem permitir: analisar, identificar, caracterizar, explicar, avaliar, diagnosticar, prognosticar a importância da Botânica Geral.
  • Localizar, identificar, classificar, descrever, caracterizar, comparar os diferentes tecidos e órgãos vegetais.
Sistema de valores:
  • Manifestar amor pela profissão de instruir e educar em um sentido botânico.
  • Manifestar seu amor pela natureza, sua protecção e conservação em seu actuar profissional. 
  • Manifestar sua responsabilidade diante dos deveres como futuro profissional da educação e como cidadão.
  • Manifestar sua identidade nacional e patriotismo em seu actuar profissional e quotidiano.

Plano Temático

Introdução
História da evolução da Biologia. As origens. Aristóteles e seus sucessores. A Biologia a Idade Média. A Biologia nos Séculos: XVI, XVII, XVIII. A Biologia experimental. Os percursores do transformismo. A Biologia no século XIX. Darwin - Revolucionador da Biologia. Século XX: Genética e evolução, A microbiologia, Fisiologia e Bioquímica, Citologia, A Biologia Molecular, A Biotecnologia.

CAPÍTULO I: Processos importantes que caracterizam a vida.
Introdução. O metabolismo e a transformação de energia. A reprodução. A alimentação. A irritabilidade

CAPÍTULO II: Sistemática de Lineu.
Introdução. Origem da classificação Biológica. Os reinos de seres vivos. As categorias taxonómicas: Reinos; Tipos; Classes; Ordens; Famílias; Géneros; Espécies.

CAPÍTULO III: A célula
Generalidades. Organização geral da célula. Composição material: Matéria inorgânica (Água, Sais, Componentes minerais); Matéria orgânica (Hidratos de carbono, Lípidos, Prótidos, Ácidos nucleicos). O protoplasma: O núcleo, O citoplasma (Organitos: Plastídios, Mitocôndrias, Ribossomas). A célula vegetal. Constituição química. Arquitetura molecular. Funções. Componentes não protoplasmáticos: parede celular. Componentes protoplasmáticos: Plastídios; Glioxissomas, Peroxissomas.

CAPÍTULO IV: Morfologia interna das plantas.
Introdução. Meristemas: Primários e Secundários. Tecidos permanentes ou definitivos: Essencialmente elaboradores e Essencialmente mecânicos.

 CAPÍTULO V: A estrutura da raiz
Introdução. Extrutura externa: Órgãos e partes subterrâneas. Estrutura interna: Estrutura primária; Estrutura secundária; Raízes laterais; Distinção anatómica entre mono e dicotiledóneas


CAPÍTULO VIA estrutura do caule
Introdução. Extrutura externa: Órgãos e partes do caule. Estrutura interna: Estrutura primária; Anéis anuais; Cerne e alburno; Caule das angiospérmicas; Caule de crescimento secundário atípico; Crescimento longitudinal do caule; Distinção anatómica entre mono e dicotiledóneas


CAPÍTULO VIIA estrutura da folha.
Introdução. Extrutura externa: Órgãos e partes da folha. Estrutura interna: Corte transversal de uma folha; Esquema tridimensional da estrutura de uma folha; Corte transversal de uma folha aquática; Distinção anatómica entre angiospérmicas e gimnospérmicas


CAPÍTULO VIIIA estrutura da flor, do fruto e da semente.
Introdução. Extrutura externa: Órgãos e partes. Estrutura interna: A flor das angiospérmicas; Anatomia das várias partes da flor; Polinização e fecundação; Esquema do ovário; Grãos de polém em corte transversal; Antera madura. Corte transversal; Saco embrionário em processo de fecundação; Corte transversal esquemático de um fruto (cariopse) de gramíneas e um outro.


CAPÍTULO IXMorfologia externa das plantas.
Introdução. Organização das plantas superiores, principalmente angiospérmicas: Órgãos e suas funções; Organização das dicotiledóneas; Organização das monocotiledóneas; Diferenças anatómicas entre monocotiledóneas e dicotiledóneas.


CAPÍTULO XTrabalho de campo
Visita ao museu botânico; Recolecção e estudo das plantas úteis da região (alimentares, industriais, medicinais, ornamentais, tóxicas, aromáticas e outras). Montagem de herbário.


Indicações Metodológicas
Considerando os objectivos gerais da disciplina e a sua importância para a compreensão profunda dos problemas vegetais, é necessário uma análise do desenvolvimento da mesma, pois os múltiplos factores que incidem neste processo devem ser tidos em conta.

As aulas serão desenvolvidas por meio de conferências, seminários e aulas práticas.

Com a realização dos seminários e das aulas práticas permite a compreensão das características dos vegetais, assim como as principais alternativas teóricos-metodológicas para a compreensão do mundo vegetal no âmbito escolar.


Bibliografia
A nível da Biblioteca do ISCED-Huambo:  
-       Raven, Peter H;  Evert, Ray F, & Eichhorn Susan E. (2006). Biologia Vegetal 6ª Edição. Guanabora Koogan S.A. Rio de Janeiro. Biblioteca do ISCED-Huambo
-       Burnie, David. 1996. Dicionário Temático de Biologia. Editora: Scipione Ltda. São Paulo.
-       César da Silva Júnior & Sezar Sasson. 2003. Biologia. Eneida C. da Silva Gordo. S. Paulo, Brasil.
-       Gabriella L. Edwards. 1991. A diversidade dos seres vivos. Editora: Francisco Lyon de Castro. Portugal
-       Gabriella L. Edwards. 1991. A Célula. Editora: Francisco Lyon de Castro. Portugal
-       Gabriella L. Edwards. 1991. As plantas verdes. Editora: Francisco Lyon de Castro. Portugal
-       Kenneth C. Jones & Anthony J. Gaudin. 2000. Introdução à Biologia. 3 edição. Fundação Calouste Gulbenkiam. Lisboa.
-       Nultsch, Wilhelm. 2005. Botânica Geral. Editora: Artmed. São Paulo.
-       Raw, Isaias; Mennucci, Lelia & Krasilchik, Myriam. 2001. A Biologia e o Homem. Editora: Universidade de São Paulo. São Paulo-Brasil.
-       W.H. Freeeman e Companya. 1992. Biologia Vegetal 6ª Edição. Guanabora Koogan S.A. Rio de Janeiro.

Bibliografia Complementar:   
1. Guias, livros e atlas:
- Bona, C.; Boeger, M. R.; Santos, G.O. 2004. Guia Ilustrado de Anatomia Vegetal. Holos Editora. Brasil.
- Glória, B.A.; Guerreiro, S.M.C. 2006. Anatomia Vegetal. 2ª Edição Revista e actualizada. Universidade Federal de Viçosa, MG-Brasil.
- Judd, W.S; Campbell, C.S; Stevens, P.F.; Donoghue, M.J. 2009. Sistemática Vegetal. Um Enfoque Filogenético.
- Moreira, H.J.C & Bragança, H.B.N. 2011. Manual de Identificação de Plantas Infestantes. Campinas-SP.
- Oliveira, D.M.T. & Machado, S.R. 2009. Álbum Didático de Anatomia Vegetal. Instituto de Biociências de Botucatu.
- Thomaz, L.D.; Silva, C.T.M.; Peterle, P.L.; Dutra, S.D.; Lorencini, T.S. 2009. Morfologia Vegetal-Organografia. Universidade Federal do Espírito Santo-Vitória.
- Vidal, Waldomiro Nunes & Vidal, Maria Rosária Rodrigues. 2006. Organografia – Quadros sinópticos ilustrados de fanerógamos. Universidade Federal de Viçosa. Brasil.

2. Internet









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