Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

Páginas

terça-feira, 29 de agosto de 2017

CAPÍTULO I: PROCESSOS IMPORTANTES QUE CARACTERIZAM A VIDA


ACTIVIDADES DE APRENDIZAGEM
  • Estude cuidadosamente o manual da cadeira de Botânica Geral – Parte II. Pag.  48 – 68.
  • Consulte o blog da cadeira e busca no ícone estudante o resumo da aula do Cap. I.

Após a leitura deste capítulo, você deverá ser capaz de responder às seguintes questões (Auto-Avaliação):

PARTE A. COMPLETE. Escreva a palavra que completa de forma correcta cada uma das afirmações:
  1. Moléculas pequenas servem para sintetizar moléculas maiores num processo bioquímico conhecido como……………………………………………………..……………
  2. A reprodução que envolve um único progenitor é conhecida como……………..………
  3. O metabolismo destrutivo é conhecido como………………………………………………


PARTE B. ESCOLHA MÚLTIPLA. Assinale a alínea que corresponde à palavra que completa de forma correcta cada uma das frases:

  1. As actividades desempenhadas pelas células que têm como fim a libertação de energia são conhecidas como:
a)    Gotação;            b) Respiração;                      c) Digestão;                d) Assimilação

  1. Os resíduos da respiração celular são:
a)    CO2 e nitrogénio;     b) ureia e oxigénio;     c) digestão;   d) CO2 e vapor de água

  1. Todas as actividades bioquímicas do organismo estão incluídas na expressão:
a)    Anabolismo;        b) Atavismo;         c) Metabolismo;          d) Catabolismo


PARTE C. VERDADEIRO – FALSO. Quando a afirmação está correcta, escreva “verdadeiro”. Se a afirmação estiver incorrecta, muda a palavra sublinhada por uma que torne a expressão verdadeira:
  1. São necessários dois progenitores para o processo de reprodução assexuada.
  2. O anabolismo é um processo degradativo.
  3. Um macho pode dar origem a outros machos semelhantes a si próprio.



PARTE D. QUESTÕES PARA REFLECTIR (resposta curta, composição)

  1. Nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte são característicos gerais dos seres vivos. Ouvindo essa definição, uma criança concluiu que o fogo é vivo: ele “nasce” a partir de uma faísca, “cresce” à medida que consome seu alimento (a madeira), produz energia (luz e calor), pode se “reproduzir” causando um incêndio e “morre” quando seu alimento acaba...
a)    Que argumentos você usaria para convencer a criança de que o fogo não é um ser vivo?

  1. Um pesquisador estava analisando a composição química de um tipo de molécula, cuja amostra foi extraída de uma determinada região celular. Ele conseguiu detectar a presença de uracila na amostra, além de outras bases nitrogenadas.
a)    Que tipo de molécula o pesquisador estava analisando? Justifique sua resposta.
b)    De que região (ou regiões) celular(es) pode ter sido obtida a molécula, considerando que ele estava analisando material extraído de uma planta? Justifique.
  1. Cite dois exemplos de carboidratos e dois de lipídios e escreva as funções de cada.
  2. Observe a figura abaixo:
19
 


A figura sugere que as árvores, e por implicação a floresta do Maiombe, representam o pulmão do mundo e seriam responsáveis pela maior parte do oxigênio que respiramos. No que se refere à troca de gases com a atmosfera, podemos dizer que as árvores têm função análoga à do pulmão dos vertebrados e são produtoras da maior parte do oxigênio que respiramos? Justifique sua resposta.
  1. Muito se tem comentado sobre o aquecimento global, e um dos assuntos mais debatidos é o aumento do aquecimento provocado por emissões de CO2 e sua relação com o efeito estufa. Um dos métodos mais discutidos para neutralizar o CO2 consiste na realização de cálculos específicos para saber quanto CO2 é lançado na atmosfera por determinada atividade, e quantas árvores devem ser plantadas para absorver esse CO2. Por outro lado, sabe-se que se, por absurdo, todo o CO2 fosse retirado da atmosfera, as plantas desapareceriam do planeta.
a)    Explique (...) por que as plantas desapareceriam se todo o CO2 fosse retirado da atmosfera.
b)    Considerando o ciclo do carbono esquematizado na figura abaixo, identifique e explique os processos biológicos responsáveis pelo retorno do CO2 para a atmosfera.


  1. Leia os versos a seguir e responda o que se pergunta (Caetano Veloso):
"Luz do sol,
Que a folha traga e traduz,
Em verde novo,
Em folha, em graça, em vida,
Em força, em luz".
a) A qual processo metabólico das plantas o poeta está se referindo?
b) Que estruturas e moléculas orgânicas devem estar presentes nas células desses organismos e que são indispensáveis para realizar este processo?
c) Qual é a equação geral deste processo e que comparação pode-se fazer com a equação geral da respiração celular aeróbica?
d) Se você tivesse que escolher entre duas lâmpadas, uma azul e outra verde, para iluminar as plantas de um aquário, qual seria a escolha correta, objetivando-se uma maior eficiência do processo cujo nome é solicitado no item A desta questão? Por quê?




  1. A figura abaixo representa dois processos biológicos realizados por organismos eucarióticos.


a) Complete a figura, escrevendo o nome das organelas citoplasmáticas (i e ii) em que tais processos ocorrem.
b) Na figura acima, o fluxo da matéria está representado de maneira cíclica. O fluxo de energia nesses processos pode ser representado da mesma maneira? Justifique.

  1. Paulo considerou incoerente afirmar que as plantas promovem o sequestro de carbono pois, quando respiram, as plantas liberam CO2 para a atmosfera. Consultando seu professor, Paulo foi informado de que a afirmação é:
a)    Correta. O tempo durante o qual as plantas respiram é menor que aquele durante o qual realizam a fotossíntese, o que garante que consumam mais CO2 atmosférico que aquele liberado.
b)    Correta. O tempo durante o qual as plantas respiram é o mesmo que aquele durante o qual realizam a fotossíntese, contudo, a taxa fotossintética é maior que a taxa de respiração, o que garante que consumam mais CO2 atmosférico que aquele liberado.
c)    Correta. Embora as plantas respirem por mais tempo que aquele empregado na fotossíntese, esta permite que as plantas retenham o carbono que é utilizado na constituição de seus tecidos.
d)    Incorreta. As plantas acumulam carbono apenas durante seu crescimento. Em sua fase adulta, o tempo durante o qual respiram é maior que aquele durante o qual realizam fotossíntese, o que provoca a reintrodução na atmosfera de todo CO2 que havia sido incorporado.
e)    Incorreta. Além de a respiração e a fotossíntese ocorrerem em momentos diferentes e não coincidentes, o volume de CO2 liberado pela respiração é o mesmo que o volume de CO2 atmosférico consumido pela fotossíntese.

  1. Os fósseis são uma evidência de que nosso planeta foi habitado por organismos que já não existem atualmente, mas que apresentam semelhanças com organismos que o habitam hoje.
a)    Por que espécies diferentes apresentam semelhanças anatômicas, fisiológicas e bioquímicas?
b)    Cite quatro características que todos os seres vivos têm em comum.


  1. Uma planta foi retirada do seu habitat. Embora seja adulto, não floresce no novo habitat. Como você pode plantar esta planta?




Sem comentários:

Enviar um comentário