ACTIVIDADES DE
APRENDIZAGEM
- Estude
cuidadosamente o manual da cadeira de Botânica Geral – Parte II. Pag. 48 – 68.
- Consulte
o blog da cadeira e busca no ícone estudante o resumo da aula do Cap. I.
Após a leitura deste capítulo, você deverá ser capaz de responder às
seguintes questões (Auto-Avaliação):
PARTE A. COMPLETE. Escreva
a palavra que completa de forma correcta cada uma das afirmações:
- Moléculas pequenas servem para sintetizar
moléculas maiores num processo bioquímico conhecido como……………………………………………………..……………
- A reprodução que envolve um único progenitor
é conhecida como……………..………
- O metabolismo destrutivo é conhecido
como………………………………………………
PARTE B. ESCOLHA MÚLTIPLA. Assinale a alínea que corresponde à palavra que completa de forma
correcta cada uma das frases:
- As
actividades desempenhadas pelas células que têm como fim a libertação de
energia são conhecidas como:
a) Gotação; b) Respiração; c) Digestão; d) Assimilação
- Os
resíduos da respiração celular são:
a) CO2 e nitrogénio; b) ureia e oxigénio; c) digestão; d) CO2 e vapor de água
- Todas
as actividades bioquímicas do organismo estão incluídas na expressão:
a) Anabolismo; b) Atavismo; c) Metabolismo; d) Catabolismo
PARTE C. VERDADEIRO – FALSO. Quando a afirmação está correcta, escreva
“verdadeiro”. Se a afirmação estiver incorrecta, muda a palavra sublinhada por
uma que torne a expressão verdadeira:
- São
necessários dois progenitores para o processo de reprodução assexuada.
- O
anabolismo é um processo degradativo.
- Um
macho pode dar origem a outros machos semelhantes a si próprio.
PARTE D. QUESTÕES PARA REFLECTIR (resposta curta, composição)
- Nascimento, crescimento, reprodução,
envelhecimento e morte são característicos gerais dos seres vivos. Ouvindo essa
definição, uma criança concluiu que o fogo é vivo: ele “nasce” a partir de
uma faísca, “cresce” à medida que consome seu alimento (a madeira), produz
energia (luz e calor), pode se “reproduzir” causando um incêndio e “morre”
quando seu alimento acaba...
a) Que
argumentos você usaria para convencer a criança de que o fogo não é um ser
vivo?
- Um pesquisador estava analisando a composição química de um tipo de
molécula, cuja amostra foi extraída de uma determinada região celular. Ele
conseguiu detectar a presença de uracila na amostra, além de outras bases
nitrogenadas.
a)
Que tipo de molécula o pesquisador estava
analisando? Justifique sua resposta.
b)
De que região (ou regiões) celular(es)
pode ter sido obtida a molécula, considerando que ele estava analisando material
extraído de uma planta? Justifique.
- Cite dois exemplos de carboidratos e dois de lipídios e escreva as
funções de cada.
- Observe a figura abaixo:
![]() |
A figura sugere que as árvores, e por implicação a floresta do Maiombe,
representam o pulmão do mundo e seriam responsáveis pela maior parte do
oxigênio que respiramos. No que se refere
à troca de gases com a atmosfera, podemos dizer que as árvores têm função
análoga à do pulmão dos vertebrados e são produtoras da maior parte do oxigênio
que respiramos? Justifique sua resposta.
- Muito se tem comentado sobre o aquecimento global, e um dos assuntos
mais debatidos é o aumento do aquecimento provocado por emissões de CO2
e sua relação com o efeito estufa. Um dos métodos mais discutidos para
neutralizar o CO2 consiste na realização de cálculos
específicos para saber quanto CO2 é lançado na atmosfera por
determinada atividade, e quantas árvores devem ser plantadas para absorver
esse CO2. Por outro lado, sabe-se que se, por absurdo, todo o
CO2 fosse retirado da atmosfera, as plantas desapareceriam do
planeta.
a)
Explique (...) por que as plantas
desapareceriam se todo o CO2 fosse retirado da atmosfera.

b)
Considerando o ciclo do carbono
esquematizado na figura abaixo, identifique e explique os processos biológicos
responsáveis pelo retorno do CO2 para a atmosfera.
- Leia os versos a seguir e responda o
que se pergunta (Caetano Veloso):
"Luz do sol,
Que a folha traga e
traduz,
Em verde novo,
Em folha, em graça,
em vida,
Em força, em
luz".
a) A qual processo
metabólico das plantas o poeta está se referindo?
b) Que estruturas e
moléculas orgânicas devem estar presentes nas células desses organismos e que
são indispensáveis para realizar este processo?
c) Qual é a equação
geral deste processo e que comparação pode-se fazer com a equação geral da
respiração celular aeróbica?
d) Se você tivesse que escolher entre duas
lâmpadas, uma azul e outra verde, para iluminar as plantas de um aquário, qual
seria a escolha correta, objetivando-se uma maior eficiência do processo cujo
nome é solicitado no item A desta questão? Por quê?
- A
figura abaixo representa dois processos biológicos realizados por
organismos eucarióticos.

a)
Complete a figura, escrevendo o nome das organelas citoplasmáticas (i e ii) em
que tais processos ocorrem.
b) Na
figura acima, o fluxo da matéria está representado de maneira cíclica. O fluxo
de energia nesses processos pode ser representado da mesma maneira? Justifique.
- Paulo considerou incoerente afirmar
que as plantas promovem o sequestro de carbono pois, quando respiram, as
plantas liberam CO2 para a atmosfera. Consultando seu professor, Paulo foi
informado de que a afirmação é:
a)
Correta. O tempo durante o qual as
plantas respiram é menor que aquele durante o qual realizam a fotossíntese, o
que garante que consumam mais CO2 atmosférico que aquele liberado.
b)
Correta. O tempo durante o qual as plantas
respiram é o mesmo que aquele durante o qual realizam a fotossíntese, contudo,
a taxa fotossintética é maior que a taxa de respiração, o que garante que
consumam mais CO2 atmosférico que aquele liberado.
c)
Correta.
Embora as plantas respirem por mais tempo que aquele empregado na fotossíntese,
esta permite que as plantas retenham o carbono que é utilizado na constituição
de seus tecidos.
d)
Incorreta. As plantas acumulam carbono
apenas durante seu crescimento. Em sua fase adulta, o tempo durante o qual
respiram é maior que aquele durante o qual realizam fotossíntese, o que provoca
a reintrodução na atmosfera de todo CO2 que havia sido incorporado.
e)
Incorreta. Além de a respiração e a
fotossíntese ocorrerem em momentos diferentes e não coincidentes, o volume de
CO2 liberado pela respiração é o mesmo que o volume de CO2
atmosférico consumido pela fotossíntese.
- Os
fósseis são uma evidência de que nosso planeta foi habitado por organismos
que já não existem atualmente, mas que apresentam semelhanças com
organismos que o habitam hoje.
a)
Por
que espécies diferentes apresentam semelhanças anatômicas, fisiológicas e
bioquímicas?
b)
Cite
quatro características que todos os seres vivos têm em comum.
- Uma planta foi retirada do seu habitat. Embora seja adulto, não
floresce no novo habitat. Como você pode plantar esta planta?
Sem comentários:
Enviar um comentário