terça-feira, 29 de agosto de 2017

O MÉTODO CIENTÍFICO EM BIOLOGIA



O(A) professor(a) de biologia, ou seja, o futuro professor, deve ser uma pessoa curiosa, crítica, interessada na natureza e nos seres vivos em geral, dotado de espirito investigativo, querendo sempre entender como “as coisas” funcionam e manter-se sempre actualizado.
Bertelli 2010


Uma característica básica do ser humano é o ponto de partida de todo trabalho científico: a curiosidade. O cientista trabalha numa constante busca dos “porquês” e os “comos” de tudo que nos cerca.

O fazer ciência exige mais do que a simples observação de factos, busca a explicação de sua existência mas requerer as consequências de sua ocorrência. O cientista além de acumular informações, indaga as relações entre os fatos observados para possibilitar a compreensão da natureza e a aplicabilidade de suas descobertas.

A Biologia, como toda ciência, busca respostas e interpretações para o que ocorre na natureza, ou seja, para os factos. A ciência começou a surgir, na Europa, entre os séculos XV e XVI, durante o Renascimento. A própria palavra ciência deriva do latim e significa conhecer, saber. A ciência é uma forma de conhecimento que usa métodos rigorosos para explicar os fenómenos naturais.

Essa busca do saber, do conhecer, entretanto, tem que ser feita com critério, e esse critério é o método científico.

Os cientistas são pessoas que fazem ciência e, como regra, têm grande capacidade de observação e grande desejo de saber o porquê das coisas. São, assim, grandes curiosos da natureza.

Observar é fundamental para se fazer ciência. Os cientistas começam suas investigações dessa maneira. Observam criticamente os factos e fazem perguntas sobre eles, buscando entendê-los. Depois de feita a pergunta, procuram formular possíveis respostas. Essas respostas são as hipóteses.

Ao formularem uma hipótese, os cientistas procuram reunir várias informações disponíveis sobre o assunto. Uma vez levantada a hipótese, eles fazem uma dedução: prevêem o que pode acontecer se a hipótese for verdadeira.

Essa dedução é testada mediante novas observações ou experimentações. Isso permite que se tirem conclusões a respeito das deduções. Se confirmadas, elas são aceitas; se não confirmadas, são rejeitadas e novas hipóteses são formuladas para serem testadas.


Podemos citar as seguintes etapas do método científico

1. Observação
O cientista não deve apenas observar de forma contemplativa os factos, mas de forma “crítica”. Assim é o início do fazer ciência, observando criticamente os factos: fazendo perguntas sobre eles na tentativa de entendê-los.

2. Identificação de um problema (Questionamento)
Através de uma observação crítica e de perguntas pertinentes é possível isolar um problema que espera solução. Problema: é o centro daquilo que se pretende investigar. A decisão de investigar o problema depende de ele ser testável.

3. Levantamento de dados: para entender o que se pretende investigar, é necessário levantar informações relacionadas ao fenómeno.

4. Elaboração de uma hipótese
Após a reunião de informações sobre um fenómeno, elas são rigorosamente analisadas e interpretadas, levando o cientista a formular uma hipótese científico. A hipótese científica se constitui numa tentativa de explicação do fenómeno. Não é a solução definitiva.

Evidentemente, uma hipótese científica não é um simples palpite, mas tem como base informações já conhecidas sobre o assunto. Durante a sua formulação, o cientista analisa, interpreta e reúne todas as informações disponíveis, processo conhecido como “indução”.

5. Dedução
Uma hipótese somente poderá ser aceita de passível de teste.
O cientista, então, imagina a aplicabilidade da hipótese, se for verdadeira, e suas consequências. Assim ele fará uma dedução, prevendo o que irá acontecer.

6. Experimentação científica
Teste da dedução ou novas observações para testar a dedução. Ao se realizar a experimentação, deve-se trabalhar com um grupo:
  • Experimental: aquele em que se promove alteração em um factor a ser testado, deixando todos os demais factores sem alteração;
  • Controle: que é submetido aos factores sem nenhuma alteração. Assim, pode-se testar um factor por vez e comparar os resultados obtidos no grupo experimental com o que foi obtido no grupo controle. Ocorrendo diferenças entre os resultados do grupo experimental e do controle, elas são atribuídas ao factor que está sendo testado. Não ocorrendo diferenças, pode-se dizer que o factor analisado não interfer no processo em estudo.

Experimentos não se constituem, no entanto, no único caminho para se testarem hipóteses. Elas também podem ser testadas pela simples observação ou pela análise da consistência da seu lógica interna. O uso da matemática tem permitido a realização de testes equivalentes aos da experimentação, baseados apenas na observação.

6. Conclusão

Após o teste da dedução através de novas observação ou experimentos, é possível tirar conclusões a respeito da mesma. Se não for confirmada, é rejeitada e novas deduções são formuladas para serem testadas. Se confirmada, ela será aceita.

7. Publicação
As descobertas e conclusões científicas são publicadas em revistas científicas, nas quais o cientista descreve em detalhes a pesquisa realizada, como elaborou e testou as hipóteses, e, como chegou às suas conclusões.

Um trabalho científico deve ser claro o suficiente para que qualquer pessoa, com os mesmos recursos do autor, possa repeti-lo e comprovar sua veracidade.

Todo conhecimento para ser considerado científico deve ser tornado público, para que seja acessível a todos.
 
8. Teoria
Se uma hipótese for confirmada por grande número de experimentações, então ela pode se tornar teoria, embora nunca seja considerada verdade absoluta.

Um aspecto importante da ciência é que os conhecimentos científicos mudam sempre, e com base no método científico novas teorias são formuladas, muitas vezes substituindo outras anteriormente aceitas. Uma teoria pode ser mudada frente a novas descobertas. A teoria é um conjunto de conhecimentos mais amplo que procura explicar fenómenos abrangentes da natureza, como é o caso da Teoria da Gravitação Universal, que procura explicar os movimentos dos corpos com base na força de gravidade.

Um importante biólogo americano, Stephen J. Gould (1941-2002), escreveu: “os factos são dados do mundo. As teorias são estruturas que explicam e interpretam os factos. Os facto continuam a existir enquanto os cientistas debatem teorias rivais para explica-los. A Teoria da Gravitação Universal de Einstein tomou o lugar da de Newton, mas as maças não ficaram suspensas no ar, aguardando o resultado.”.

Importante

Método: é o caminho a ser trilhado pelos pesquisadores na busca do conhecimento.
Hipótese: consiste na tentativa de explicação de um fenómeno isolado.
Teoria: é um conjunto de conhecimentos mais amplos, que procura explicar fenómenos abrangentes na natureza. A teoria ou sistema é a síntese de leis particulares ligadas por uma explicação comum.
Lei: é a comprovação científica da relação causa e efeito prevista pela hipótese.

O método científico no cotidiano

O método científico pode ser aplicado em várias situações de nosso dia-a-dia. Vamos dar aqui apenas um exemplo, mas você pode citar muitos outros.

Suponhamos a seguinte situação: o carro para de funcionar no meio da rua.
Esse é um facto que ocorreu e que observamos. Agora, usando o método científico, vamos tentar entender por que o carro parou.

§  Perqunta ou questionamento: o que será que causou isso?
§  Hipótese: a gasolina deve ter acabado.
§  Verificação da hipótese: observar o marcador de combustível e verificar quantos quilómetros o carro percorreu desde a última vez em que o tanque de combustível foi abastecido.
O marcador está no zero, e o carro percorreu quilómetros suficientes para o combustível ter acabado.
Coloca-se combustível e o carro começa a funcionar.
  • Conclusão: a hipótese foi corroborada: a gasolina havia acabado.


Outros exemplos:
Suponha que você esteja em aula, na sua sala, e repentinamente você percebe fumaça entrando pelo alto da janela, vinda do corredor. A janela é alta e você não consegue observar do outro lado. Como você investigaria esse facto, utilizando todas as etapas do método científico?



O método científico no experimento de Redi: a carne podre gera “vermes”?

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