RESOLVER AS LISTAS DE EXERCÍCIOS E AS PROVAS DE EXAMES DOS ANOS ANTERIORES VÃO TE MOSTRAR SE VOCÊ CONSOLIDOU SUFICIENTEMENTE DETERMINADA MATÉRIA E AVANÇAR PARA A SEGUINTE MATÉRIA.
SERIE A
EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2015
1.
Tendo em conta a diversidade de seres vivos existentes, para facilitar o seu
estudo foram organizados por categorias, sendo o reino geralmente a categoria
superior.
a)
Indique os reinos dos seres vivos estudados em Botânica? Dê-a um exemplo para
cada caso?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. A
perda da biodiversidade é uma das questões globais do século XXI. Por isso, o
ano de 2010 foi intitulado pela ONU, Ano Internacional da Biodiversidade, 2011,
Ano Internacional da Floresta e estamos também a viver a Década da
Biodiversidade (2011-2020).
2.1. Indique a alínea correcta de acordo a informação do quadro:
2.1. Indique a alínea correcta de acordo a informação do quadro:
Mangifera indica
|
Phaseolus vulgaris
|
Allium cepa
|
Musaceae
|
Cupressus lusitanico
|
Oxalidaceae
|
Rosaceae
|
Curcubitaceae
|
Persea americana
|
Ricinus communis
|
Nephrolepis exaltata
|
Psidium guajava
|
a) 8
espécies, 7 géneros e 5 famílias
b) 9
espécies, 9 géneros e 3 famílias
c) 8
espécies, 8 géneros e 4 famílias
d) 12
espécies de um mesmo género
e) 8
espécies, 4 géneros e 4 famílias
2.2. Indique a alínea correcta de acordo a informação do quadro:
Euforbiaceae
|
Begoniaceae
|
Myrtaceae
|
Euphorbia milii
|
Begonia boverii
|
Eucaliptus sp
|
E. cotinifolia
|
Begonia rex
|
Eugenia uniflora
|
Ricinus communis
|
Begonia hydrocotylifolia
|
Psidium guajava
|
a) 6
espécies, 6 géneros e 3 famílias
b) 9
espécies, 9 géneros e 3 famílias
c) 9
espécies, 6 géneros e 3 famílias
d) 9
espécies de uma mesma ordem
e) 3
famílias, 6 géneros e 8 espécies
2.3. Indique a alínea correcta de acordo a informação do quadro:
Annona squamosa
|
Begonia boverii
|
Agavaceae
|
Lantana camara
|
Brassica oleracea
|
Prunus persica
|
Allium sativum
|
Sapindaceae
|
Passiflora edulis
|
Oxalis triangulares
|
Zea mays
|
Zea mays
|
a) 9
espécies, 9 géneros e 3 famílias
b)
10 espécies, 9 géneros e 2 famílias
c)
10 espécies, 10 géneros e 2 famílias
d)
12 espécies de uma mesma ordem
e) 4
famílias, 6 géneros e 8 espécies
2.4. Indique a alínea correcta de acordo a informação do quadro:
Manihot sculenta
|
Vitis vinifera
|
Malus domestica
|
Rubiaceae
|
Mentha spicata
|
Solanaceae
|
Citrus sinensis
|
Apiaceae
|
Davalliaceae
|
Pinaceae
|
Sorghum vulgar
|
Psidium guajava
|
a) 7
espécies, 7 géneros e 5 famílias
b) 9
espécies, 9 géneros e 3 famílias
c) 9
espécies, 6 géneros e 3 famílias
d)
12 espécies de uma mesma ordem
e) 5
famílias, 7 géneros e 8 espécies
3. A figura abaixo apresenta um corte transversal de uma folha.
3.1. Sobre a estrutura vegetal é CORRETO afirmar que:
a) Há tecidos de preenchimento?____________. Justifique____________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Indique as estruturas que compõem os tecidos condutores na
figura
______________________________________________________________________________________________________________________________
3.2. Sobre a estrutura vegetal é CORRETO afirmar que:
3.2. Sobre a estrutura vegetal é CORRETO afirmar que:
a) Há tecidos de revestimento?_________. Justifique________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
b) Indique as estruturas que compõem os tecidos de preenchimento
na figura
______________________________________________________________________________________________________________________________
4. As angiospermas são plantas
com flores presentes na superfície da Terra há mais de 100 milhões de anos
sendo, atualmente, conhecidas cerca de 235 000 espécies dessas plantas.
4.1. Nomeie as estruturas da flor assinaladas: c, e, g e i.
|
b) Indique
a principal função das estruturas: e e g
e:______________________________________________________________
g:______________________________________________________________
4.2. Observe a figura da raiz e indique o nome das estruturas assinalada pelos números: 2, 3 e 4.
5. Após a fecundação, o óvulo contendo o embrião desenvolve-se formando a semente.
2:__________________________________________________
3:__________________________________________________
4:__________________________________________________
|
b) Quais são as funções que têm as
estruturas sinalizadas com os números:
3:______________________________________________________________
5:______________________________________________________________
5. Após a fecundação, o óvulo contendo o embrião desenvolve-se formando a semente.
5.1. Cite as fases da fecundação nas
angiospermas?
______________________________________________________________________________________________________________________________
5.2. Resumidamente fale sobre a dupla
fecundação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.3. Observe o fenómeno ilustrado nesta figura:
|
c) EXPLIQUE de que modo as plantas sem flor solucionam
a não-ocorrência do fenômeno acima ilustrado.
_______________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Monocotiledóneas
e Dicotiledóneas apresentam
várias características em comum, mas também diferem em muitos aspectos.
6.1. Cite
duas caracteristicas encontradas nos dois grupos e três características
encontradas apenas em monocotiledóneas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.2. Às
nossas terras, vermelhas de café, brancas de algodão, verdes dos milharais
havemos de voltar (trecho de um poema, Dr. António Agostinho Neto). Indique o grupo em que pertencem as plantas:
havemos de voltar (trecho de um poema, Dr. António Agostinho Neto). Indique o grupo em que pertencem as plantas:
Monocotiledónea__________________________________________________________________________________________________________________
Dicotiledónea____________________________________________________________________________________________________________________
6.3. Cite duas características comuns aos dois grupos e três características encontradas
apenas em Gimnospermas?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.4. Durante
a visita realizada na Chianga, situado a 12 km da cidade do Huambo, um grupo de
estudantes do curso de Biologia (1º ano), observou algumas plantas típica da
região, tais como: pinheiros, cedros, bambos e palmeiras. Indique o grupo em
que pertence cada planta:
Angiosperma_____________________________________________________________________________________________________________________
Gimnosperma____________________________________________________________________________________________________________________
6.5. Monocotiledóneas
e Dicotiledóneas apresentam
várias características em comum, mas também diferem em muitos aspectos.
a) Cite
duas caracteristicas encontradas nos dois grupos e três caracteristicas
encontradas apenas em dicotiledóneas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Às
nossas terras, vermelhas de café, brancas de algodão, verdes dos milharais
havemos de voltar (trecho de um poema, Dr. António Agostinho Neto). Indique o grupo em que pertencem as plantas:
havemos de voltar (trecho de um poema, Dr. António Agostinho Neto). Indique o grupo em que pertencem as plantas:
Monocotiledónea___________________________________________________
Dicotiledónea_____________________________________________________
Sem comentários:
Enviar um comentário