quinta-feira, 21 de novembro de 2019

EXAME DE BOTÂNICA GERAL 2015




RESOLVER AS LISTAS DE EXERCÍCIOS E AS PROVAS DE EXAMES DOS ANOS ANTERIORES VÃO TE MOSTRAR SE VOCÊ CONSOLIDOU SUFICIENTEMENTE DETERMINADA MATÉRIA E AVANÇAR PARA A SEGUINTE MATÉRIA. 

SERIE A
EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2015

1. Tendo em conta a diversidade de seres vivos existentes, para facilitar o seu estudo foram organizados por categorias, sendo o reino geralmente a categoria superior.
a) Indique os reinos dos seres vivos estudados em Botânica? Dê-a um exemplo para cada caso? 
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. A perda da biodiversidade é uma das questões globais do século XXI. Por isso, o ano de 2010 foi intitulado pela ONU, Ano Internacional da Biodiversidade, 2011, Ano Internacional da Floresta e estamos também a viver a Década da Biodiversidade (2011-2020). 

2.1. Indique a alínea correcta de acordo a informação do quadro:


Mangifera indica
Phaseolus vulgaris
Allium cepa
Musaceae
Cupressus lusitanico
Oxalidaceae
Rosaceae
Curcubitaceae
Persea americana
Ricinus communis
Nephrolepis exaltata
Psidium guajava

a) 8 espécies, 7 géneros e 5 famílias
b) 9 espécies, 9 géneros e 3 famílias
c) 8 espécies, 8 géneros e 4 famílias
d) 12 espécies de um mesmo género

e) 8 espécies, 4 géneros e 4 famílias


2.2. Indique a alínea correcta de acordo a informação do quadro:
Euforbiaceae
Begoniaceae
Myrtaceae
Euphorbia milii
Begonia boverii
Eucaliptus sp
E. cotinifolia
Begonia rex
Eugenia uniflora
Ricinus communis
Begonia hydrocotylifolia
Psidium guajava


a) 6 espécies, 6 géneros e 3 famílias
b) 9 espécies, 9 géneros e 3 famílias
c) 9 espécies, 6 géneros e 3 famílias
d) 9 espécies de uma mesma ordem
e) 3 famílias, 6 géneros e 8 espécies

2.3. Indique a alínea correcta de acordo a informação do quadro:
Annona squamosa
Begonia boverii
Agavaceae
Lantana camara
Brassica oleracea
Prunus persica
Allium sativum
Sapindaceae
Passiflora edulis
Oxalis triangulares
Zea mays
Zea mays

a) 9 espécies, 9 géneros e 3 famílias
b) 10 espécies, 9 géneros e 2 famílias
c) 10 espécies, 10 géneros e 2 famílias
d) 12 espécies de uma mesma ordem

e) 4 famílias, 6 géneros e 8 espécies

2.4. Indique a alínea correcta de acordo a informação do quadro:

Manihot sculenta
Vitis vinifera
Malus domestica
Rubiaceae
Mentha spicata
Solanaceae
Citrus sinensis
Apiaceae
Davalliaceae
Pinaceae
Sorghum vulgar
Psidium guajava


a) 7 espécies, 7 géneros e 5 famílias
b) 9 espécies, 9 géneros e 3 famílias
c) 9 espécies, 6 géneros e 3 famílias
d) 12 espécies de uma mesma ordem

e) 5 famílias, 7 géneros e 8 espécies



3. A figura abaixo apresenta um corte transversal de uma folha.





3.1. Sobre a estrutura vegetal é CORRETO afirmar que: 
a) Há tecidos de preenchimento?____________. Justifique____________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Indique as estruturas que compõem os tecidos condutores na figura 
______________________________________________________________________________________________________________________________

3.2. Sobre a estrutura vegetal é CORRETO afirmar que: 

a) Há tecidos de revestimento?_________. Justifique________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________

b) Indique as estruturas que compõem os tecidos de preenchimento na figura 
______________________________________________________________________________________________________________________________




4. As angiospermas são plantas com flores presentes na superfície da Terra há mais de 100 milhões de anos sendo, atualmente, conhecidas cerca de 235 000 espécies dessas plantas.
4.1. Nomeie as estruturas da flor assinaladas: c, e, gi.




c:______________________________________________ e:______________________________________________ g:______________________________________________ i:______________________________________________
 








b) Indique a principal função das estruturas: e e g
e:______________________________________________________________
g:______________________________________________________________

4.2. Observe a figura da raiz e indique o nome das estruturas assinalada pelos números: 2, 3 e 4.



        
2:__________________________________________________
3:__________________________________________________
4:__________________________________________________
 





b) Quais são as funções que têm as estruturas sinalizadas com os números:
3:______________________________________________________________
5:______________________________________________________________






5. Após a fecundação, o óvulo contendo o embrião desenvolve-se formando a semente.
5.1. Cite as fases da fecundação nas angiospermas?
______________________________________________________________________________________________________________________________
5.2. Resumidamente fale sobre a dupla fecundação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



5.3. Observe o fenómeno ilustrado nesta figura:

a) Qual das fases da fecundação esta representada?_________________________
b) Após a fecundação, qual será o destino dos:
Ovários:________________________________________________________________
Óvulos:_________________________________________________________ 
 



c) EXPLIQUE de que modo as plantas sem flor solucionam a não-ocorrência do fenômeno acima ilustrado. 
_______________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



6. Monocotiledóneas e Dicotiledóneas apresentam várias características em comum, mas também diferem em muitos aspectos.
6.1. Cite duas caracteristicas encontradas nos dois grupos e três características encontradas apenas em monocotiledóneas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.2. Às nossas terras, vermelhas de café, brancas de algodão, verdes dos milharais
havemos de voltar (trecho de um poema, Dr. António Agostinho Neto). Indique o grupo em que pertencem as plantas:

Monocotiledónea__________________________________________________________________________________________________________________
Dicotiledónea____________________________________________________________________________________________________________________


6.3. Cite duas características comuns aos dois grupos e três características encontradas apenas em Gimnospermas?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.4. Durante a visita realizada na Chianga, situado a 12 km da cidade do Huambo, um grupo de estudantes do curso de Biologia (1º ano), observou algumas plantas típica da região, tais como: pinheiros, cedros, bambos e palmeiras. Indique o grupo em que pertence cada planta:

Angiosperma_____________________________________________________________________________________________________________________

Gimnosperma____________________________________________________________________________________________________________________

6.5. Monocotiledóneas e Dicotiledóneas apresentam várias características em comum, mas também diferem em muitos aspectos.
a) Cite duas caracteristicas encontradas nos dois grupos e três caracteristicas encontradas apenas em dicotiledóneas? 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Às nossas terras, vermelhas de café, brancas de algodão, verdes dos milharais
havemos de voltar (trecho de um poema, Dr. António Agostinho Neto). Indique o grupo em que pertencem as plantas:

Monocotiledónea___________________________________________________

Dicotiledónea_____________________________________________________



                              

Sem comentários:

Enviar um comentário