RESOLVER AS
LISTAS DE EXERCÍCIOS E AS PROVAS DE EXAMES DOS ANOS ANTERIORES VÃO TE MOSTRAR
SE VOCÊ CONSOLIDOU SUFICIENTEMENTE DETERMINADA MATÉRIA E AVANÇAR PARA A
SEGUINTE MATÉRIA.
SERIE
A
EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2017
1. Assinale as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F):
1.1. ______Após a fecundação o óvulo contendo o embrião
desenvolve-se formando o fruto.
1.2. _____Actualmente
define-se espécie (do latim species,
tipo) como o conjunto de seres semelhantes, capazes de se cruzar em condições
naturais, deixando descendentes férteis.
1.3. ______ O
desenvolvimento inicial do embrião nas plantas terrestres ocorre no corpo da
planta, que lhe dá maior proteção. Por isso as plantas terrestres são também
chamadas embriófitas.
1.4. ______O caule em crescimento secundário é aquele
que além do crescimento longitudinal, também apresenta o crescimento em diâmetro.
1.5.______Quando o pólen é transferido da antera para o
estigma da mesma flor denomina-se polinização cruzada.
2. A semelhança é o ponto de partida de todas as classificações, mais é
necessário escolher características realmente importantes, pois muitas
semelhanças são apenas superficiais ou inadequadas à classificação, por
exemplo, Lineu escolheu, como principal critério de classificação, o plano de
organização corporal, isto é, a estrutura e a anatomia dos seres vivos.
2.1. Cita quatro (4) critérios de classificação usados actualmente:
3. Excerto da dissertação
de mestrado em Biologia da Conservação apresentado na Universidade de Évora: “As
florestas de Miombo (dominadas pelos géneros Brachystegia, Julbernardia e/ou
Isoberlinia) cobrem cerca de 70% do território de Angola e ocorre em grande
parte da região austral de África, abrangendo onze países, nomeadamente
territórios de Burundi, Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul,
Tanzânia, Zimbabwe, Zâmbia e Republica Democrática do Congo. Comparando com
outros países desta região, Angola tem escassez de estudos de biodiversidade e
a flora é mal conhecida”. O quadro abaixo apresenta algumas espécies encontradas
nestas florestas (nativas de Angola).
3.1. Preenche as categorias apresentadas ao lado em função
desta informação:
Parinari curatellifolia
(Olonsha)
|
Julbernardia brieyi
|
Strychnos spinosa
(maboque)
|
Brachystegia spiciformis
(Omanda, Onduko)
|
Brachystegia floribunda
|
Pericopsis angolensis
(Omako)
|
Euclea divinorum
|
Strychnos
cocculoides
(maboque)
|
Erythrina abyssinica
(Umbangalunda)
|
Brachystegia longifolia
|
Julbernardia paniculata
(Onduko, Omanda)
|
Anisophylleaceae
|
Dombeya sp.
|
Anisophyllea boehmii
(olohengo, loengo)
|
Brachystegia boehmii
(Ussamba)
|
I. Espécies:_________
II. Géneros:_________
III. Famílias:_________
3.2. Identifique
as espécies que apresentam maior grau de semelhança?
4.
Durante as aulas
prática de campo realizada no Jardim Botânico da cidade do Huambo “Estufa Fria”
(Ex-Parque Almirante Américo Tomas) e no Horto Botânico do ISCED-Huambo, com estudantes
do 1º ano do curso de licenciatura em Ensino de Biologia, foram seleccionadas
representantes dos quatro grupos de plantas, que serviram para exemplificar a
origem, evolução e a conquista do ambiente terrestre pelas plantas.
5.1. Preencha a árvore
filogenética simplificada, indicando as novidades evolutivas (adaptativas ao
ambiente terrestre) representadas pelos números 1, 2, 3 e 4. |
5. Dentre as angiospermas existentes na Estufa Fria foram
selecionadas 6 espécies para estudo, e foram agrupadas em duas classes:
Liliopsida
(monocotiledónea): Agave americana, Saccharum officinarum e Musa sp.
Magnoliopsida
(dicotiledónea): Persea americana, Manguifera indica e Eucalyptus sp.
5.1. Preenche o quadro a seguir tendo em conta as características específicas de
cada grupo? 3,5V
Órgãos
|
Liliopsida (monocotiledóneas)
|
Magnoliopsida (eudicotiledóneas)
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Raiz
|
|
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Caule
|
|
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Folha
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Flores
|
|
|
Sementes
|
|
|
6. A manutenção da vida
e o bem-estar da Humanidade dependem da preservação de uma biosfera sustentável
com todos os seus sistemas ecológicos, solos férteis, águas puras e ar limpo,
bem como a existência de uma grande variedade de plantas e animais cuja
existência está mutuamente inter-relacionada. Tendo como base os conhecimentos de Botânica, realça a
importância do estudo da diversidade vegetal.
SERIE B
EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2017
1. Assinale as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F)
a) _______A semente em formação pode
liberar hormônios que estimulam o desenvolvimento da parede do ovário e a
partir deste desenvolvimento forma-se o fruto.
b) ______Sistemática é o estudo da diversidade
biológica que existe hoje na Terra e sua história evolutiva.
c) ______ A
raiz em crescimento primário, apresenta um crescimento longitudinal e não apresenta
um crescimento em diâmetro.
d) ______As flores são
caracterizadas pelo número de peças de cada verticilo, pois este número costuma
ser constante (números básicos mais comuns 1, 3, 4 e 5).
e) ______A transferência do pólen da antera de
uma flor para o estigma de outra flor denomina-se autopolinização.
2.
Antes de 1700 (época prélineana) as plantas eram identificadas por
uma longa frase descritiva em latim (sistema polinomial), que crescia a
medida que se encontravam novas espécies semelhantes, dificultando a sua
nomeação. Este sistema foi substituido por um mais simples e prático,
denominado sistema binominal de Lineu.
a) Em que consiste o sistema binominal de Lineu?
b) Refira-te a dois princípios da nomenclatura binária?
3. Os estudos da biodiversidade em Angola são escassos e a
flora é mal conhecida, apesar de existirem desde a época colonial. Em termos de
flora destacamos a floresta de Miombo que cobrem cerca de 70% do território de
Angola e ocorre em grande parte da região austral de África, abrangendo onze
países, nomeadamente territórios de Burundi, Botswana, Malawi, Moçambique,
Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zimbabwe, Zâmbia e Republica Democrática do
Congo. Fornecendo bens e serviços a cerca de 100 milhões de africanos, que
residem ao longo desta ecorregião. O quadro abaixo apresenta algumas espécies
nativas de Angola que ocorrem no Miombo.
3.1. Preenche as categorias apresentadas ao lado em função
desta informação:
Uapaca benguelensis
(Catetembula)
|
Syzygium benguelense
(Akulãkula)
|
Dipterocarpaceae
|
Diospyros kirkii
|
Parinari curatellifolia
(Olonsha)
|
Pericopsis angolensis
(Omako)
|
Uapaca kirkiana
(Olombula,
Lombula)
|
Diospyros
mespiliformis
|
Erythrina abyssinica
(Umbangalunda)
|
Anisophylleaceae
|
Euclea natalensis
|
Diospyros pseudomespilus
|
Syzygium guineense
(Akulãkula)
|
Anisophyllea boehmii
(olohengo, loengo)
|
Monotes sp.
|
I. Espécies:_________
II. Géneros:_________
III. Famílias:_________
3.2. Identifique
as espécies que apresentam maior grau de semelhança?
4. Liliopsida (monocotiledóneas) e Magnoliopsida (eudicotiledóneas)
apresentam várias
características em comum, mas também diferem em muitos aspectos. Uma das
características comum as duas classes é a existência de tecidos vegetais.
4.1. Refira os tecidos
presentes no caule de uma
eudicotiledónea em crescimento primário e a origem de cada?
4.2. A folha é constituída, fundamentalmente, pelos mesmos
sistemas de tecidos encontrados na raiz e no caule em crescimento secundário.
Justifique?
5.
A fecundação ocorre
no interior das flores e é constituída por três fases nas angiospermas.
5.1. Cita as fases da fecundação?
5.2. Em que consiste a dupla fecundação
nas angiospermas e quais os produtos formados neste processo?
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