INTRODUÇÃO: HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA
BIOLOGIA.
Actividades de Aprendizagem 1
Estude
cuidadosamente no manual da cadeira de Botânica Geral as paginas 6 – 31.
Depois
de lida as paginas recomendadas, responda as perguntas de revisão:
PARTE
A. COMPLETE.
Escreva a palavra que completa de forma correcta cada
uma das afirmações:
- A ciência
que se especializa no estudo de toda vida é…………………………
- A palavra
biologia foi criada por………………………………………………
PARTE B. ESCOLHA MÚLTIPLA
Assinale a letra que corresponde à
palavra que completa de forma correcta cada uma das frases:
1. O ramo da Biologia que estuda a função é a:
a)
Zoologia;
b) Taxonomia;
c) Fisiologia;
d) Morfologia
2. A hereditariedade e a variação nos organismos vivos são
explicados pela:
a) Ecologia;
b) Genética;
c) Paleontologia;
d) Taxonomia
3. Em evolução existe uma teoria, hoje considerada
ultrapassada, que afirma a possibilidade do surgimento de espécies a partir de
matéria não viva, como os girinos que se originaram da lama ou as larvas que se
originariam de carne em decomposição. Essa teoria é denominada de:
a)
Criação especial;
b) selecção
natural;
c) transmutação das
espécies;
d)
Geração espontânea
e) refúgio ecológico.
4. Responda de acordo com o seguinte código:
I – A teoria da biogénese afirma que todo ser vivo nasce,
cresce, se reproduz e morre.
II – De acordo com a teoria da abiogénese, a vida só pode
ser originada de outra, preexistente e semelhante.
III – A teoria da geração espontânea afirma que seres vivos
pode nascer da matéria inanimada.
a)
Apenas a afirmativa I é correta.
b) Apenas a afirmativa III é correta.
c) I e
III são corretas.
d)
Apenas as afirmativas II e III são corretas.
e) I, II e III são corretas.
5. qual das
alternativas distingue organismos heterotróficos de organismos autotróficos?
a) Somente organismos heterotrófico necessitam de substâncias químicas do
ambiente.
b) Somente organismos heterotróficos necessitam de substâncias químicas do
ambiente.
c) Somente organismos heterotróficos possuem mitocondrias.
d) Somente organismos autotróficos podem viver com nutrientes inteiramente
inorgânicos.
c) Somente organismos autotróficos não requerem gás oxigenio.
6. Coloque os termos a seguir em ordem
cronológica, de acordo com a hipótese heterotrófica da evolução do metabolismo.
Não se esqueça de justificar sua resposta, esclarecendo os argumentos
utilizados pelos defensores dessa hipótese.
PARTE C. VERDADEIRO – FALSO.
Quando a
afirmação está correcta, escreva “verdadeiro”. Se a afirmação estiver
incorrecta, muda a palavra sublinhada por uma que torne a expressão verdadeira:
- O botânico é o cientista que se
especializa no estudo das plantas e dos animais.
- O estudo organizado das plantas
foi fundado na antiguidade por Hipócrates.
- A primeira pessoa a observar
células vivas foi Hooke.
- A morfologia é o ramo da Biologia
que estuda a função.
- O estudo dos tecidos é conhecido
como Filogenia.
- A Citologia é a identificação e
classificação das plantas.
- O citologista estuda a mente.
ACTIVIDADES DE APRENDIZAGEM 2
QUESTÕES PARA REFLECTIR (Parte I - paginas 6 – 31)
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA BIOLOGIA
- Porque é que é credível supor que
o estudo da vida é tão antigo como a humanidade?
- Porque é que a Biologia
encontra-se dividida em vários ramos?
- Em certos locais, larvas de moscas, criadas em
arroz cozido, são utilizadas como iscas para a pesca. Alguns criadores, no
entanto, acreditam que essas larvas surgem espontaneamente do arroz
cozido, tal como preconizado pela teoria da geração espontânea. Essa
teoria começou a ser refutada pelos cientistas ainda no século XVII, pelos
estudos de Redi e Pasteur, que mostraram experimentalmente
que:
a) Os seres vivos podem ser criados em
laboratório.
b) A vida se originou no planeta a partir
de microrganismos.
c) O ser vivo é oriundo da reprodução de
outro ser vivo preexistente.
d) Os seres vermiformes e microrganismos
são evolutivamente aparentados.
e) Vermes e microrganismos são gerados pela
matéria existente nos cadáveres e caldos nutritivos, respectivamente.
- Considere
a seguinte situação: Você comprou pão de forma e, após se servir de
algumas fatias, fechou o pacote e o guardou em um armário da cozinha.
Depois de duas semanas, você se lembra do pacote, resolve abri-lo e
descobre que as fatias de pão estão emboloradas.
a) Proponha uma explicação para o
surgimento de bolores nas fatias de pão.
b) A sua explicação está de acordo com
qual teoria sobre a origem da vida: geração espontânea ou biogênese?
- Um pouco de água foi deixada em
um vaso e algum tempo depois surgiram nela algumas larvas do mosquito
Aedes, transmissor do vírus que causa a dengue.
- A hipótese mais aceita para
explicar a origem da vida sobre a Terra propõe que os primeiros seres
vivos eram heterótrofos.
a) Que condições teriam permitido que
um heterótrofo sobrevivesse na Terra primitiva?
b) Que condições ambientais teriam
favorecido o aparecimento posterior dos autótrofos?
c) Além das condições ambientais, qual
o outro argumento para não se aceitar que o primeiro ser vivo tenha sido
autótrofo?
- Segundo a teoria de Oparin, a
vida na Terra poderia ter sido originada a partir de substâncias orgânicas
formadas pela combinação de moléculas, como metano, amonia, hidrogenio e
vapor de água, que compunham a atmosfera primitiva da Terra. A esse
processo seguiram-se a síntese proteica nos mares primitivos, a formação
dos coacervados e o surgimento das primeiras células. Considerando os
processos de formação e as formas de utilização dos gases oxigénio e
dioxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na
Terra foi:
a) autotróficos, heterotróficos
anaerobicos e heterotróficos aeróbicos.
b) heterotróficos anaerobicos,
heterotróficos aeróbicos e autotróficos.
c) autotróficos, heterotróficos
aeróbicos e heterotróficos anaeróbicos.
d) heterotróficos anaerobicos,
autotróficos e heterotróficos.
e) heterotróficos aeróbicos,
autotróficos e heterotróficos anaeróbicos.
- Cite e explique quatro aspectos
que demonstram ser o conhecimento da biologia importante para o homem
contemporâneo?
- A tabela abaixo mostra uma
comparação da quantidade de dois gases na atmosfera da terra e na de outro
planeta denominado planeta x.
Tipo de gás
|
Terra há 3,5 bilhões de anos
|
Terra actualmente
|
Planeta x há 3,5 bilhões de anos
|
Planeta x atualmente
|
O2
|
Não-detectável
|
21%
|
Não-detectável
|
Não-detectável
|
CO2
|
98%
|
3%
|
95%
|
95%
|
a) Que fator
contribuiu maioritariamente para tamanha mudança na composição de gases na
atomosfera terrestre?
b) Qual a
actividade biológica responsável pelo crescimento dos teores de O2 na
atmosfera?
c) Se essa
actividade ainda existe na biota terrestre, como explicar o fato de que o teor
de O2 se tem mantido inalterado na atmosfera terrestre ao longo dos
ultimos milhares de anos?
d) O que pode
ser inferido sobre a possível existência de vida no planeta x?
- O bioquímico russo Oparin, em seu
livro a origem da vida, admitiu que a vida sobre a terra surgiu há mais ou
menos 3,5 bilhões de anos. Segundo Oparin, responda aos itens abaixos:
a) Cite dois
gases presentes na atmosfera primitiva.
b) A que
condições estavam submetidos os gases da atmosfera primitiva?
c) Que
compostos químicos se originaram a partir dos gases iniciais?
d) Actualmente
sabemos que seres autótrofos constituem fonte básica de alimento. No entanto,
admite-se que os primeiros organismos devem ter sido heterótrofos. A partir de
onde os heterótrofos conseguiam seu alimento na terra primitiva?
e) Qual o
mecanismo utilizado pelos primeiros organismos para obtenção de energia?
- Sobre a origem dos seres vivos,
duas teorias sustentaram uma polêmica nos meios científicos, até fins do
século passado: a teoria da geração espontânea (abiogénese) e a teoria da
biogénese. Faça um comentário sucinto sobre tais teoria, explicando também
como foi solucionada a polêmica.
- A hipótese mais aceita para
explicar a origem da vida sobre a terra propõe que os primeiros seres
vivos eram heterótrofos.
a) Que
condições teriam permitido que um heterótrofo sobrevivesse na terra primitiva?
b) Que
condições ambientais teriam favorecidos o aparecimento posterior dos
autótrofos?
c) Além das
condições ambientais, qual o outro argumento para não se aceitar que o primeiro
ser vivo tenha sido autótrofo?
- Qual é a principal diferença
entre um organismo heterotrofo e um autótrofo, e que papel cada um
desempenhou na Terra primitiva?
- Por que se imagina que o
desenvolvimento da fotossíntese foi um evento tão importante na evolução
da vida em geral?
- Alguns cientistas acreditam que outros
planetas em nossa galáxia podem muito bem conter alguma forma de vida. Se
você estivesse buscando esse planeta, que características iria procurar?
- Que critérios você usaria para
determinar se uma entidade é uma forma de vida?
- Que papel o oxigénio desempenhou
na evolução da vida na Terra?
ACTIVIDADES DE APRENDIZAGEM 3
Estude
cuidadosamente no manual da cadeira de Botânica Geral as paginas 31 - 42.
Depois
de lida as paginas recomendadas, responda as perguntas de revisão:
INTRODUÇÃO À BOTÂNICA/BOTÂNICA EM
ANGOLA
- Na história evolutiva das plantas
ficou marcada a transição do meio aquático para o meio terrestre. Nesse
ambiente, os organismos enfrentam problemas diferentes dos existentes em
ambientes aquáticos. Com referência a esse assunto:
a) Explique três características que
surgiram nas plantas e que podem ser consideradas adaptativas à vida no
ambiente terrestre.
b) Qual grupo de fanerógamas é o mais
diversificado no ambiente terrestre e quais características possibilitaram o
seu predomínio nesse ambiente?
- Mencione três das principais
adaptações que apresentam as plantas ao meio ambiente terrestre?
- Representa graficamente a
possível origem dos musgos, pteridofitas, gimnospermas e angiospermas?
- Explica mediante exemplos, as
adaptações que apresentam as angiospermas a vida no meio ambiente
terrestre?
- Quais
foram alguns dos problemas encontrados pelas plantas à medida que elas
faziam a transição do mar para a terra, e quais estruturas nas plantas
aparentemente resolveram esses entraves?
- O que são
biomas e quais são os principais papéis das plantas num ecossistema?
- Cite os
biomas de Angola e relacione-os com os tipos de vegetação (https://pedro2712.blogspot.com/2017/04/angola-vegetacao-angola-possuiflorestas.html)
- Que
vantagens as plantas terrestres têm sobre suas ancestrais aquáticas? Você
pode imaginar alguma desvantagem por ser uma planta terrestre?
- Quando
foram feito os primeiros estudos da botânica em nosso país?
- Qual é a
primeira espécie botânica angolana descrita na literatura?
- Quais são
as estimativas de diversidade vegetal para Angola?
- Cite os botânicos
que se destacaram no estudo da diversidade vegetal angolana? Destes, quem
encontrou a Welwitchia mirabilis?
- O que são
plantas endemicas? Em Angola existem plantas endemicas?
- Cite
algumas espécies vegetais em risco de Angola? O que se deve fazer para
evitar a sua extinção?
- Numa visita a um museu de
História Natural, um grupo de estudantes entrou numa seção destinada à
evolução das plantas. Nessa seção havia um painel com uma árvore
representativa das relações filogenéticas, conforme o esquema abaixo. Os
números I, II, III e IV correspondem às adaptações evolutivas das Divisões
do Reino Plantae.
Após a análise do
esquema, cite:
a) os números cujas
divisões apresentam a característica de transportar água e nutrientes a longas
distâncias, advinda da capacidade adaptativa de sintetizar lignina.
b) o número que na
árvore filogenética corresponde ao ponto da linha evolutiva que deu início a
embriões protegidos por estruturas especializadas.
c) um exemplo de
adaptação evolutiva indicado pelo número I.
d) os nomes das
classes que divergiram evolutivamente do ramo indicado pelo número IV.
e) o número correspondente ao início
da especialização dos processos reprodutivos em interação principalmente com os
insetos e aves, o que favoreceu a dispersão bem sucedida das plantas no
ambiente terrestre.
- A imagem representa o processo de
evolução das plantas e algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse
processo, a partir de um ancestral simples, os diferentes grupos vegetais
desenvolveram estruturas adaptativas que lhes permitiram sobreviver em
diferentes ambientes.
Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu para uma maior dispersão?
a) As sementes aladas, que favorecem a
dispersão aérea.
b) Os arquegônios, que protegem o embrião
multicelular.
c) Os grãos de pólen, que garantem a
polinização cruzada.
d) Os frutos, que promovem uma maior
eficiência reprodutiva.
e)
Os vasos condutores, que possibilitam o transporte da seiva bruta. impediu a
retroalimentação do ciclo hidrológico.
- Cladogramas são diagramas que
indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os
números 3 e 4 no cladograma apresentado abaixo correspondem,
respectivamente, aos seguintes grupos vegetais:
a) gimnospermas e angiospermas.
b) angiospermas e gimnospermas.
c) pteridófitas e gimnospermas.
d)
pteridófitas e briófitas.
TRABALHO
INDIVIDUAL
1. Pesquisa biográfica: cientistas
Pesquisar
a biografia dos cientistas citados: Francesco Redi, Louis Pasteur,
Alexander Ivanovich Oparin e Jonh Burdon Sanderson Haldane.
Consulte
livros, revistas e sites de divulgação científica para conhecer os experimentos
realizados pelos cientistas norte--americanos Stanley L. Miller (1930-2007) e
Harold C. Urey, na década de 1950. Explique quais foram as contribuições desse
trabalho para o desenvolvimento de hipóteses a respeito da origem da vida na
Terra.