RESOLVER AS
LISTAS DE EXERCÍCIOS E AS PROVAS DE EXAMES DOS ANOS ANTERIORES VÃO TE MOSTRAR
SE VOCÊ CONSOLIDOU SUFICIENTEMENTE DETERMINADA MATÉRIA E AVANÇAR PARA A
SEGUINTE MATÉRIA.
SERIE A
EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2016
1. Preenche os espaços vazios
a)_____________________é um órgão vegetativo geralmente
subterrâneo que fixa a planta ao solo, retira e distribui alimentos e funciona
como órgão de reserva.
b)__________________________é o estudo da diversidade
biológica que existe na Terra e sua história evolutiva.
c) _________________________processo pelo qual os diásporos
são dispersos, ou seja, afastados por algum meio de transporte para longe da
planta mãe.
2. Assinale as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F) (d, e e f)
a) O género, geralmente, é um adjectivo que deve ser
escrito com letra inicial maiúscula.__________.
b) Frutos simples são aqueles que resultam de vários ovários, de
uma só flor.__________.
c)
Polinização cruzada é quando o pólen é transferido da antera
para o estigma da mesma flor.___
3. Um dos grandes méritos de Lineu foi melhorar o sistema
de classificação de seus predecessores encurtando a frase – nome, deste modo,
associando uma nomenclatura à classificação, denominada “sistema binomial de nomenclatura”.
3.1. Em que consiste a nomenclatura binária de Lineu? _______________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
3.2. Cite três princípios da nomenclatura binomial de Lineu? ____________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________
3.3. A tabela a seguir apresenta parte da diversidade vegetal
encontrada na colecção de plantas do ISCED-Huambo e do lado direito
encontram-se três categorias taxonómicas. Completa os espaços em branco em
função da informação da tabela.
a) Número de espécies___________
b) Número de famílias____________
c) Número de géneros____________
|
Casimiroa edulis
|
Canna indica
|
Euphorbia tirucalli
|
Monstera deliciosa
|
Begonia boverii
|
Oxalidaceae
|
Rosaceae
|
Begonia rex
|
Cannaceae
|
Ricinus communis
|
Euphorbia pulcherrima
|
Psidium guajava
|
4. Durante as III Jornadas Científicas
do ISCED-Huambo 2016, no Restaurante Novo Balcão, foram servidos diversos tipos
de alimentos e bebidas, entre eles: 1. arroz; 2. salada de tomate; 3. grãos de
milho fervido; 4. batata inglesa (rena); 5. suco de loengo; 6. suco de ananás;
7. sumo de manga; 8. sumo de laranja; 9. musse de morango; 10. Couve; 11. banana;
e 12. Feijão. 13. Leite de soja.
4.1. Indique os alimentos que na sua
preparação foram utilizados:
- Caules:_________________________________________________________
- Frutos:_________________________________________________________
4.2. Identifique os frutos secos: _______________________________________
_______________________________________________________________
5. As angiospermas são plantas com flores e frutos presentes na superfície
da Terra há mais de 100 milhões de anos sendo, atualmente, conhecidas cerca de
235 000 espécies dessas plantas.
5.1. Nomeie as estruturas selecionadas na figura,
preenchendo os espaços em branco representados pelos números:
|
5.2. Explique a função do fruto para as plantas? (2V)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Monocotiledóneas
e Dicotiledóneas apresentam
várias características em comum, mas também diferem em muitos aspectos.
a) Cite
duas caracteristicas encontradas nos dois grupos e três caracteristicas
encontradas apenas em dicotiledóneas? (2,5V)
Características comuns:_______________________________________________
_______________________________________________________________
Dicotiledóneas:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SERIE B
EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2016
1. Preenche os espaços vazios
a)_______________________órgão vegetativo, geralmente aéreo, que serve para
produzir e suportar folhas, flores e frutos, para circulação da seiva
nutritiva, para armazenar reservas alimentares e, às vezes, para efectuar a
propagação vegetativa.
b)________________________processo de transporte e
deposição dos grãos de polén desde a antera até ao estigma.
c)________________________é o ramo da biologia que trata da
descrição da classificação e da nomenclatura dos seres vivos.
2. Assinale as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F)
a) O nome do género seguido do epíteto específico forma o
nome científico__________.
b) Frutos complexos ou pseudofrutos são aqueles que resultam de várias
flores, quando outras partes florais (indúvias), além do ovário, participam da
sua constituição__________.
c)
As plantas que
possuem sementes são denominadas Criptógamas_____.
3. Um dos grandes méritos de Lineu foi melhorar o sistema
de classificação de seus predecessores encurtando a frase – nome, deste modo,
associando uma nomenclatura à classificação, denominada “sistema binomial de nomenclatura”.
3.1. No sistema de Lineu, a unidade básica
de classificação é a espécie? Define-a e dê-a um exemplo?
______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
3.2 Cite quatro critérios utilizados no sistema actual de
classificação dos seres vivos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Marantaceae
|
Aloe arborescens
|
Curculigo capitulata
|
Calathea zebrina
|
Lameaceae
|
Aloe barbadensis
|
Rosmainus officinalis
|
Aloe maculate
|
Agavaceae
|
Mentha spicata
|
Euphorbiaceae
|
Araucaria columnaris
|
a) Número de espécies___________
b) Número de famílias____________
c) Número de géneros____________
|
4. Durante as III Jornadas Científicas do ISCED-Huambo 2016, no Restaurante Novo Balcão, foram servidos diversos tipos de alimentos e bebidas, entre eles: 1. Arroz; 2. salada de tomate; 3. grãos de milho fervido; 4. batata inglesa (rena); 5. suco de loengo; 6. suco de ananás; 7. sumo de manga; 8. sumo de laranja; 9. musse de morango; 10. Couve; 11. Soja; 12 Cenoura; e 13. Feijão. (3,5V)
4.1. Indique os alimentos que na sua
preparação foram utilizados:
- Sementes:_______________________________________________________
4.2. Identifique os frutos carnosos_______________________________________
_______________________________________________________________
5. As angiospermas são plantas com órgãos vegetativos e reprodutivos mais
evoluídos, presentes na superfície da Terra há mais de 100 milhões de anos,
sendo atualmente conhecidas cerca de 235 000 espécies dessas plantas.
5.1. Nomeie as estruturas selecionadas na figura,
preenchendo os espaços em branco:
|
Sem comentários:
Enviar um comentário