quinta-feira, 21 de novembro de 2019

EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2016


RESOLVER AS LISTAS DE EXERCÍCIOS E AS PROVAS DE EXAMES DOS ANOS ANTERIORES VÃO TE MOSTRAR SE VOCÊ CONSOLIDOU SUFICIENTEMENTE DETERMINADA MATÉRIA E AVANÇAR PARA A SEGUINTE MATÉRIA. 


SERIE A


EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2016

1. Preenche os espaços vazios 
a)_____________________é um órgão vegetativo geralmente subterrâneo que fixa a planta ao solo, retira e distribui alimentos e funciona como órgão de reserva.
b)__________________________é o estudo da diversidade biológica que existe na Terra e sua história evolutiva.
c) _________________________processo pelo qual os diásporos são dispersos, ou seja, afastados por algum meio de transporte para longe da planta mãe.

2. Assinale as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F) (d, e e f)
a) O género, geralmente, é um adjectivo que deve ser escrito com letra inicial maiúscula.__________.
b) Frutos simples são aqueles que resultam de vários ovários, de uma só flor.__________.
c) Polinização cruzada é quando o pólen é transferido da antera para o estigma da mesma flor.___

3. Um dos grandes méritos de Lineu foi melhorar o sistema de classificação de seus predecessores encurtando a frase – nome, deste modo, associando uma nomenclatura à classificação, denominada “sistema binomial de nomenclatura”.

3.1. Em que consiste a nomenclatura binária de Lineu? _______________________
____________________________________________________________________________________________________________________________

3.2. Cite três princípios da nomenclatura binomial de Lineu? ____________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________

3.3. A tabela a seguir apresenta parte da diversidade vegetal encontrada na colecção de plantas do ISCED-Huambo e do lado direito encontram-se três categorias taxonómicas. Completa os espaços em branco em função da informação da tabela. 
a) Número de espécies___________
b) Número de famílias____________
c) Número de géneros____________

 


Casimiroa edulis
Canna indica
Euphorbia tirucalli
Monstera deliciosa
Begonia boverii
Oxalidaceae
Rosaceae
Begonia rex
Cannaceae
Ricinus communis
Euphorbia pulcherrima
Psidium guajava


 4. Durante as III Jornadas Científicas do ISCED-Huambo 2016, no Restaurante Novo Balcão, foram servidos diversos tipos de alimentos e bebidas, entre eles: 1. arroz; 2. salada de tomate; 3. grãos de milho fervido; 4. batata inglesa (rena); 5. suco de loengo; 6. suco de ananás; 7. sumo de manga; 8. sumo de laranja; 9. musse de morango; 10. Couve; 11. banana; e 12. Feijão. 13. Leite de soja. 

4.1. Indique os alimentos que na sua preparação foram utilizados: 
- Caules:_________________________________________________________
- Frutos:_________________________________________________________

4.2. Identifique os frutos secos: _______________________________________
_______________________________________________________________

5. As angiospermas são plantas com flores e frutos presentes na superfície da Terra há mais de 100 milhões de anos sendo, atualmente, conhecidas cerca de 235 000 espécies dessas plantas.
5.1. Nomeie as estruturas selecionadas na figura, preenchendo os espaços em branco representados pelos números:
1:_____________________________________
2:_____________________________________
3:_____________________________________
4:____________________________________ 


5.2. Explique a função do fruto para as plantas? (2V)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


6. Monocotiledóneas e Dicotiledóneas apresentam várias características em comum, mas também diferem em muitos aspectos.
a) Cite duas caracteristicas encontradas nos dois grupos e três caracteristicas encontradas apenas em dicotiledóneas? (2,5V)
Características comuns:_______________________________________________
_______________________________________________________________
Dicotiledóneas:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





SERIE B


EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2016

1. Preenche os espaços vazios 

a)_______________________órgão vegetativo, geralmente aéreo, que serve para produzir e suportar folhas, flores e frutos, para circulação da seiva nutritiva, para armazenar reservas alimentares e, às vezes, para efectuar a propagação vegetativa.

b)________________________processo de transporte e deposição dos grãos de polén desde a antera até ao estigma.
c)________________________é o ramo da biologia que trata da descrição da classificação e da nomenclatura dos seres vivos.

2. Assinale as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F)
a) O nome do género seguido do epíteto específico forma o nome científico__________.
b) Frutos complexos ou pseudofrutos são aqueles que resultam de várias flores, quando outras partes florais (indúvias), além do ovário, participam da sua constituição__________.
c) As plantas que possuem sementes são denominadas Criptógamas_____.

3. Um dos grandes méritos de Lineu foi melhorar o sistema de classificação de seus predecessores encurtando a frase – nome, deste modo, associando uma nomenclatura à classificação, denominada “sistema binomial de nomenclatura”.

3.1. No sistema de Lineu, a unidade básica de classificação é a espécie? Define-a e dê-a um exemplo
______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

3.2 Cite quatro critérios utilizados no sistema actual de classificação dos seres vivos? 
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3.3. A tabela a seguir apresenta parte da diversidade vegetal encontrada na colecção de plantas do ISCED-Huambo e do lado direito encontram-se três categorias taxonómicas. Completa os espaços em branco em função da informação da tabela.
Marantaceae
Aloe arborescens
Curculigo capitulata
Calathea zebrina
Lameaceae
Aloe barbadensis
Rosmainus officinalis
Aloe maculate
Agavaceae
Mentha spicata
Euphorbiaceae
Araucaria columnaris
a) Número de espécies___________
b) Número de famílias____________
c) Número de géneros____________
 


4. Durante as III Jornadas Científicas do ISCED-Huambo 2016, no Restaurante Novo Balcão, foram servidos diversos tipos de alimentos e bebidas, entre eles: 1. Arroz; 2. salada de tomate; 3. grãos de milho fervido; 4. batata inglesa (rena); 5. suco de loengo; 6. suco de ananás; 7. sumo de manga; 8. sumo de laranja; 9. musse de morango; 10. Couve; 11. Soja; 12 Cenoura; e 13. Feijão. (3,5V)

4.1. Indique os alimentos que na sua preparação foram utilizados:
- Sementes:_______________________________________________________
4.2. Identifique os frutos carnosos_______________________________________
_______________________________________________________________

5. As angiospermas são plantas com órgãos vegetativos e reprodutivos mais evoluídos, presentes na superfície da Terra há mais de 100 milhões de anos, sendo atualmente conhecidas cerca de 235 000 espécies dessas plantas.
5.1. Nomeie as estruturas selecionadas na figura, preenchendo os espaços em branco:
1:_______________________________(0,5V)
3:_______________________________(0,5V)
4: _______________________________(0,5V)
5:_______________________________(0,5V)


5.2 Cite as principais funções que desempenham a estruturas 3:
3:_____________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________

6. Monocotiledóneas e Dicotiledóneas apresentam várias características em comum, mas também diferem em muitos aspectos.
6.1. Cite duas caracteristicas encontradas nos dois grupos e três caracteristicas encontradas apenas em monocotiledóneas? (2,5V)
Caracteristicas comuns:_________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
Monocotiledóneas:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



 
                    




Sem comentários:

Enviar um comentário