quinta-feira, 21 de novembro de 2019

EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2018


RESOLVER AS LISTAS DE EXERCÍCIOS E AS PROVAS DE EXAMES DOS ANOS ANTERIORES VÃO TE MOSTRAR SE VOCÊ CONSOLIDOU SUFICIENTEMENTE DETERMINADA MATÉRIA E AVANÇAR PARA A SEGUINTE MATÉRIA. 

SERIE A
EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2018


1. Preencha correctamente as lacunas nas definições: 2,5V

1.1. _____________________________ é a área da Biologia que se preocupa com a taxonomia e com a compreensão da filogenia.

1.2. _____________________________é o ponto de partida de todas as classificações, mais é necessário escolher características realmente importantes.
1.3. _____________________________é constituida pelo tegumento (testa e tégmen) e amêndoa (embrião e reservas).
1.4. _____________________________ é a camada de células mais externa do corpo primário da planta e constitui o sistema dérmico das folhas, órgãos florais, frutos e sementes e dos caules e raízes até que eles sofram considerável crescimento secundário
1.5. _____________________________camada mais externa proveniente da epiderme externa da parede ovariana, que envolve o fruto e de coloração variada.

2. Caminhando no Jardim Botânico da cidade do Huambo “Estufa Fria”, um aluno do Liceu Vilinga deparou-se com uma diversidade de plantas. Entre elas: uma planta produtora de cones “o pinheiro do Brasil (Araucaria angustifolia)”, uma planta dicotiledónea nativa de Angola “umbangalunda (Erythrina abssynica)”, ambas crescendo sob pleno sol; também encontrou “samambaias (Nephrolepis exaltata)” e  nas partes mais sombreadas do horto em locais permanentemente húmidos do solo “musgos (Bryum sp.)”. Curioso, gostaria de saber como se originaram os diferentes grupos de plantas e as principais caracteristicas que os diferenciam.
2.1. Preencha a árvore filogenética simplificada, utilizando os nomes científicos das plantas observadas pelo aluno e as novidades evolutivas (adaptativas ao ambiente terrestre) de cada, representadas pelos números 1, 2, 3 e 4, para satisfazer a curiosidade do aluno. 2V




3. Os estudos da biodiversidade em Angola são escassos e a flora é mal conhecida, apesar de existirem desde a época colonial. Em termos de flora destacamos a floresta de Miombo que cobrem cerca de 70% do território de Angola e ocorre em grande parte da região austral de África, abrangendo onze países, nomeadamente territórios de Burundi, Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zimbabwe, Zâmbia e Republica Democrática do Congo. Fornecendo bens e serviços a cerca de 100 milhões de africanos, que residem ao longo desta ecorregião. O quadro abaixo apresenta algumas espécies medicinais (até 2016, já eram reconhecidas 28.197 espécies com importância medicinal) encontradas em diferentes regiões de Angola.
3.1. Preenche as categorias apresentadas em função desta informação: 4V

I. Espécies:___;     
II. Ordens:___;    
III. Géneros:___;        
IV. Famílias:____;  
V. Classes_____
Aloe ferox  Mill.
(Tshandala)
Lannea welwitschii (Hiern) Engl.
(Humbi)
Strychnos spinosa
(maboque)
Parinari curatellifolia
(Olonsha)
Strychnos cocculoides
(maboque)
Myrtales
Poales
Arecaceae
Monotes sp.
Adansonia digitata L.
(Mbondo, Nkondo, Imbondeiro)
Monodora myristica (Gaertn.) Dunal
(Jipepe)
Aloe zebrina Bak.
(Okandala-Kazengue)
Costus lucanusianus K. Schum.
(Mukisu)
Ceiba pentandra (L.) Gaertn.
(Mafumeira)
Pausinystalia johimbe Pierre ex Beille
(Pau de Cabinda)
Fonte: Costa e Pedro. 2013. Plantas Medicinais de Angola.

3.2 Cite três principios da nomenclatura binária utilizados na descrição destas espécies?1V
______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________

4. Todas as plantas (391.000 descritas), excepto as algas e briófitas, são chamadas plantas vasculares. Isto significa que elas possuem um sistema complexo de tecidos que se estende da raiz as folhas.
4.1. Cite os três sistemas de tecidos encontrados numa raiz, não esquecendo a função e os tecidos que compõem cada sistema? 
1. Sistema:________________________________________________________
Função:_________________________________________________________
Tecidos:_________________________________________________________

2. Sistema:_______________________________________________________
Função:________________________________________________________
Tecidos:_________________________________________________________

3. Sistema:______________________________________________________
Função:________________________________________________________
Tecidos:________________________________________________________

5. Já foram descritas cerca de 391.000 plantas vasculares, na sua maioria plantas com flores (94%), constituindo as angiospermas. Algumas das angiospermas podem ser encontradas na Estufa Fria e podem ser agrupadas  em duas classes:
- Liliopsida (monocotiledónea): Agave americana, Saccharum officinarum e Musa sp., entre outras.
- Magnoliopsida (dicotiledónea): Persea americana, Manguifera indica e Eucalyptus sp., entre outras.

5.1. Preenche o quadro a seguir tendo em conta as características específicas utilizadas para organizar as angiospermas nestes dois grupos? 
Órgãos
Liliopsida (monocotiledóneas)
Magnoliopsida (eudicotiledóneas)
Raiz


Folha


Crescimento




6. Tendo como base os conhecimentos de Botânica Geral adquiridas durante o semestre e como futuro professor de Biologia, apresente um breve resumo, realçando a importância do estudo e divulgação da diversidade vegetal angolana. 3V

_______________________________________________________________
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SERIE B


EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2018

1. Preencha correctamente as lacunas nas definições

1.1. _____________________________ conjunto de seres semelhantes, capazes de se cruzar em condições naturais, deixando descendentes férteis;
1.2. _____________________________ processo pelo qual células que têm constituição genética idêntica tornam-se diferentes umas das outras e das células meristemáticas a partir das quais elas se originaram;
1.3. _____________________________ normalmente nasce na axila de uma folha modificada (bráctea) e, quando completa, possui os órgão de suporte e quatro conjuntos de apêndices florais que surgem no mesmo nó (verticilos);
1.4. _____________________________ é um tecido que apresenta a função de sustentar as regiões e órgãos da planta que possuem crescimento primário, ou que estão sujeitos a movimentos constantes.
1.5. _____________________________camada mais interna proveniente da epiderme interna da parede ovariana que se acha em contacto com as sementes, sendo geralmente pouco desenvolvida e, muitas vezes, de difícil separação.

2. Caminhando no Horto Botânico do ISCED-Huambo, um aluno da 7ª classe da Escola Comandante Bula, deparou-se com uma diversidade de plantas. Entre elas: uma planta produtora de cones “o pinheiro (Pinus sp.)”, uma fruteira “a casimiroa (Casimiroa edulis)”, ambas crescendo sob pleno sol; também encontrou em vasos “samambaias (Nephrolepis exaltata)” e  nas partes mais sombreadas do horto em locais permanentemente húmidos do solo “musgos (Bryum sp.)”. Curioso, gostaria de saber como se originaram os diferentes grupos de plantas e as caracteristicas que os diferenciam.

2.1. Preencha a árvore filogenética simplificada, utilizando os nomes científicos das plantas observadas pelo aluno e as novidades evolutivas (adaptativas ao ambiente terrestre) de cada, representadas pelos números 1, 2, 3 e 4, para satisfazer a curiosidade do aluno. 2V


3. Os estudos da biodiversidade em Angola são escassos e a flora é mal conhecida, apesar de existirem desde a época colonial. Em termos de flora destacamos a floresta de Miombo que cobrem cerca de 70% do território de Angola e ocorre em grande parte da região austral de África, abrangendo onze países, nomeadamente territórios de Burundi, Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zimbabwe, Zâmbia e Republica Democrática do Congo. Fornecendo bens e serviços a cerca de 100 milhões de africanos, que residem ao longo desta ecorregião. O quadro abaixo apresenta algumas espécies medicinais (até 2016, já eram reconhecidas 28.197 espécies com importância medicinal) encontradas em diferentes regiões de Angola.
3.1. Preenche as categorias apresentadas em função desta informação: 4V

I. Espécies:___;     
II. Ordens:___;    
III. Géneros:___;        
IV. Famílias:____;  
V. Classes_____

Acacia welwitschii Oliv.
(Mubanga)
Lamiales
Pericopsis angolensis
(Omako)
Uapaca kirkiana
(Olombula)
 Julbernadia paniculata (Benth) Troupin
(Omanda, Olumwe)
Strychnos spinosa
(maboque)
Colophospermum mopane J. Leonard.
(Mutiati, Omunthiati)
Arecaceae
Solanales
Araliaceae
Pentaclethra macrophylla Benth
(Nkassa)
Pterocarpus tinctorius Welw.
(Lukunga, Nkula, Takula)
Fabales
Cissampelos mucronata A. Rich
(Kachilingue Chimue, Enyati)
Uapaca benguelensis
(Catetembula)
Fonte: Costa e Pedro. 2013. Plantas Medicinais de Angola.

3.2. Cite três principios da nomenclatura binária utilizados na descrição destas espécies?1V
______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
4. Todas as plantas (391.000 descritas), excepto as algas e briófitas, são chamadas plantas vasculares. Isto significa que elas possuem um sistema complexo de tecidos que se estende da raiz as folhas.
4.1. Cite os três sistemas de tecidos encontrados numa folha, não esquecendo a função e os tecidos que compõem cada sistema? 

1. Sistema:________________________________________________________
Função:_________________________________________________________
Tecidos:_________________________________________________________

2. Sistema:_______________________________________________________
Função:________________________________________________________
Tecidos:_________________________________________________________

3. Sistema:______________________________________________________
Função:________________________________________________________
Tecidos:________________________________________________________
5. Já foram descritas cerca de 391.000 plantas vasculares, na sua maioria plantas com flores (94%), constituindo as angiospermas. Algumas das angiospermas podem ser encontradas na Estufa Fria e podem ser agrupadas  em duas classes:
- Liliopsida (monocotiledónea): Agave americana, Saccharum officinarum e Musa sp., entre outras.
- Magnoliopsida (dicotiledónea): Persea americana, Manguifera indica e Eucalyptus sp., entre outras

5.1. Preenche o quadro a seguir tendo em conta as características específicas utilizadas para organizar as angiospermas nestes dois grupos? 

Órgãos
Liliopsida (monocotiledóneas)
Magnoliopsida (eudicotiledóneas)
Caule


Flores


Sementes




6. Tendo como base os conhecimentos de Botânica Geral adquiridas durante o semestre e como futuro professor de Biologia, apresente um breve resumo, realçando a importância do estudo e divulgação da diversidade vegetal angolana. 3V

_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
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_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________



SERIE C

EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2018

1. Preencha correctamente as lacunas nas definições: 2,5V

a) _____________________________ramo da biologia que trata da descrição, da classificação e da nomenclatura dos seres vivos.
b) _____________________________ geralmente, é um substantivo que deve ser escrito com letra inicial maiúscula.
c) _____________________________ são os grupos de células de mesma origem embrionária e que realizam funções determinadas no corpo vegetal.
d) ­­­­­­­­­­­­­­­_____________________________ região laminar que possui forma achatada e larga, geralmente possuindo simetria bilateral, com função de captação de luz, gás carbonico e oxigenio.
e) ____________________________ é a parte mais desenvolvida dos frutos carnosos (geralmente é a porção comestível), ou seja, camada intermediária proveniente do mesófilo carpelar. Quase sempre de grande espessura.

2. O estudo das plantas desperta interesse, não só por simples curiosidade, mas, principalmente, devido ao facto de serem essenciais e imprescindíveis ao homem. A história evolutiva desses seres vivos está relacionada à ocupação gradual do ambiente terrestre e à independência de água para a reprodução.
a) A tabela abaixo apresenta algumas das características mais aceites para explicar as relações evolutivas entre grupos de plantas, ou seja, caracteristicas adaptativas à vida no ambiente terrestre. Assinale com um X os grupos de plantas que adquiriram tais características? 
Características
Briófitas
Pteridófitas
Gimnospermas
Angiospermas
Embriões protegidos




Vasos condutores de seiva (orgânica e inorgânica)




Sementes




Frutos






3. Excerto da dissertação de mestrado em Biologia da Conservação apresentado na Universidade de Évora: As florestas de Miombo (dominadas pelos géneros Brachystegia, Julbernardia e/ou Isoberlinia) cobrem cerca de 70% do território de Angola e ocorre em grande parte da região austral de África, abrangendo onze países, nomeadamente territórios de Burundi, Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zimbabwe, Zâmbia e Republica Democrática do Congo. Fornecendo bens e serviços a cerca de 100 milhões de africanos, que residem ao longo desta ecorregião. Comparando com outros países desta região, Angola tem escassez de estudos de biodiversidade e a flora é mal conhecida”. O quadro abaixo apresenta algumas espécies vasculares (já foram descrita 391.000 plantas vasculares no mundo) encontradas nestas florestas (nativas de Angola).

3.1. Preenche as categorias apresentadas em função desta informação: 3V
I. Espécies:___;     
II. Ordens:___;    
III. Géneros:___;        
IV. Famílias:____;  
V. Classes:_____

Vigna vexillata (L.) A. Rich.
(Dikunde, Omutuno)
Cussonia sp.
Anisophylliaceae
 Ebenaceae
Ficus sycomorus L.
 (Umkuzu kuzu)
Cissampelos mucronata A. Rich
(Kachilingue Chimue, Enyati)
Oncoba welwitschii Oliv.
(Xixe, Missae, Nkwa-Nkwa)
Arecaceae
Aframomum alboviolaceum K. Schum.
(Ocinguenga, Jinguenga, Atundua)
Myrtaceae
Pinales
Ficus thonningii Blume
(Mulemba)
Anthocleista nobilis G.  Vestir
(Kuliassumba, Minungu)
Cola acuminata Schtt & Endl.
(Dikezo, Dikazo)
 Pausinystalia johimbe Pierre ex Beille
(Pau de Cabinda)
Fonte: Costa e Pedro. 2013. Plantas Medicinais de Angola.

3.2. Indique as espécies que apresentam maior grau de semelhanças? 1V
______________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________

4. Todas as plantas (391.000 descritas), excepto as algas e briófitas, são chamadas plantas vasculares. Isto significa que elas possuem um sistema complexo de tecidos que se estende da raiz as folhas.
4.1. Cite os três sistemas de tecidos encontrados num caule, não esquecendo a função e os tecidos que compõem cada sistema? 

1. Sistema:________________________________________________________
Função:_________________________________________________________
Tecidos:_________________________________________________________

2. Sistema:_______________________________________________________
Função:________________________________________________________
Tecidos:_________________________________________________________

3. Sistema:______________________________________________________
Função:________________________________________________________
Tecidos:________________________________________________________

5. As angiospermas são plantas com órgãos vegetativos e reprodutivos mais evoluídos, presentes na superfície da Terra há mais de 100 milhões de anos, sendo actualmente conhecidas cerca de 369.000 espécies. Plantas deste grupo podem ser encontradas no Horto Botânico do ISCED-Huambo, agrupadas em duas classes em função das suas características:
- Liliopsida (monocotiledónea): aloe vera (Aloe maculata), língua de sogra (Sansevieria trifasciata);
- Magnoliopsida (dicotiledónea): casimiroa (Casimiroa edulis), jacaranda (Jacaranda mimosifolia).

5.1. Cite duas caracteristicas comuns nas duas classes e três caracteristicas encontradas apenas em cada uma das classes? 
Caracteristicas comuns:_______________________________________________

Dicotiledóneas:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Monocotiledóneas__________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________
6. Muito pouca gente sabe que estamos em plena “Década da Biodiversidade (2011-2020)”,  esta década é de extrema relevância, porque é urgentíssimo que toda gente se capacite de que não conseguiremos sobreviver por exemplo sem plantas (Paiva, 2016; Tavares, 2015).
6.1. Tendo como base os conhecimentos de Botânica Geral adquiridas durante o 2º semestre e como futuro professor de Biologia, apresente um breve resumo, realçando a importância do estudo e divulgação da diversidade vegetal angolana. 
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