quinta-feira, 21 de novembro de 2019

EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2017


RESOLVER AS LISTAS DE EXERCÍCIOS E AS PROVAS DE EXAMES DOS ANOS ANTERIORES VÃO TE MOSTRAR SE VOCÊ CONSOLIDOU SUFICIENTEMENTE DETERMINADA MATÉRIA E AVANÇAR PARA A SEGUINTE MATÉRIA. 

SERIE A


EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2017

1. Assinale as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F): 

1.1. ______Após a fecundação o óvulo contendo o embrião desenvolve-se formando o fruto.

1.2. _____Actualmente define-se espécie (do latim species, tipo) como o conjunto de seres semelhantes, capazes de se cruzar em condições naturais, deixando descendentes férteis.
1.3. ______ O desenvolvimento inicial do embrião nas plantas terrestres ocorre no corpo da planta, que lhe dá maior proteção. Por isso as plantas terrestres são também chamadas embriófitas.
1.4. ______O caule em crescimento secundário é aquele que além do crescimento longitudinal, também apresenta o crescimento em diâmetro.
1.5.______Quando o pólen é transferido da antera para o estigma da mesma flor denomina-se polinização cruzada.

 

2. A semelhança é o ponto de partida de todas as classificações, mais é necessário escolher características realmente importantes, pois muitas semelhanças são apenas superficiais ou inadequadas à classificação, por exemplo, Lineu escolheu, como principal critério de classificação, o plano de organização corporal, isto é, a estrutura e a anatomia dos seres vivos.

2.1. Cita quatro (4) critérios de classificação usados actualmente: 


3. Excerto da dissertação de mestrado em Biologia da Conservação apresentado na Universidade de Évora: As florestas de Miombo (dominadas pelos géneros Brachystegia, Julbernardia e/ou Isoberlinia) cobrem cerca de 70% do território de Angola e ocorre em grande parte da região austral de África, abrangendo onze países, nomeadamente territórios de Burundi, Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zimbabwe, Zâmbia e Republica Democrática do Congo. Comparando com outros países desta região, Angola tem escassez de estudos de biodiversidade e a flora é mal conhecida”. O quadro abaixo apresenta algumas espécies encontradas nestas florestas (nativas de Angola).

3.1. Preenche as categorias apresentadas ao lado em função desta informação:


Parinari curatellifolia
(Olonsha)
Julbernardia brieyi
Strychnos spinosa
(maboque)
Brachystegia spiciformis
(Omanda, Onduko)
Brachystegia floribunda
Pericopsis angolensis
(Omako)
Euclea divinorum
Strychnos cocculoides
(maboque)
Erythrina abyssinica
(Umbangalunda)
Brachystegia longifolia
Julbernardia paniculata
(Onduko, Omanda)
Anisophylleaceae
Dombeya sp.
Anisophyllea boehmii
(olohengo, loengo)
Brachystegia boehmii
(Ussamba)

I. Espécies:_________
II. Géneros:_________
III. Famílias:_________


3.2. Identifique as espécies que apresentam maior grau de semelhança? 

4. Durante as aulas prática de campo realizada no Jardim Botânico da cidade do Huambo “Estufa Fria” (Ex-Parque Almirante Américo Tomas) e no Horto Botânico do ISCED-Huambo, com estudantes do 1º ano do curso de licenciatura em Ensino de Biologia, foram seleccionadas representantes dos quatro grupos de plantas, que serviram para exemplificar a origem, evolução e a conquista do ambiente terrestre pelas plantas.
 5.1. Preencha a árvore filogenética simplificada, indicando as novidades evolutivas (adaptativas ao ambiente terrestre) representadas pelos números 1, 2, 3 e 4. 




5. Dentre as angiospermas existentes na Estufa Fria foram selecionadas 6 espécies para estudo, e foram agrupadas em duas classes:
Liliopsida (monocotiledónea): Agave americana, Saccharum officinarum e Musa sp.
Magnoliopsida (dicotiledónea): Persea americana, Manguifera indica e Eucalyptus sp.

5.1. Preenche o quadro a seguir tendo em conta as características específicas de cada grupo? 3,5V
Órgãos
Liliopsida (monocotiledóneas)
Magnoliopsida (eudicotiledóneas)
Raiz


Caule


Folha


Flores


Sementes



6. A manutenção da vida e o bem-estar da Humanidade dependem da preservação de uma biosfera sustentável com todos os seus sistemas ecológicos, solos férteis, águas puras e ar limpo, bem como a existência de uma grande variedade de plantas e animais cuja existência está mutuamente inter-relacionada. Tendo como base os conhecimentos de Botânica, realça a importância do estudo da diversidade vegetal.





SERIE B

EXAME DE BOTÂNICA GERAL/1º ANO/2º SEMESTRE/2017


1. Assinale as afirmações verdadeiras (V) e falsas (F) 

a) _______A semente em formação pode liberar hormônios que estimulam o desenvolvimento da parede do ovário e a partir deste desenvolvimento forma-se o fruto.

b) ______Sistemática é o estudo da diversidade biológica que existe hoje na Terra e sua história evolutiva.

c) ______ A raiz em crescimento primário, apresenta um crescimento longitudinal e não apresenta um crescimento em diâmetro.
d) ______As flores são caracterizadas pelo número de peças de cada verticilo, pois este número costuma ser constante (números básicos mais comuns 1, 3, 4 e 5).
e) ______A transferência do pólen da antera de uma flor para o estigma de outra flor denomina-se autopolinização.

2. Antes de 1700 (época prélineana) as plantas eram identificadas por uma longa frase descritiva em latim (sistema polinomial), que crescia a medida que se encontravam novas espécies semelhantes, dificultando a sua nomeação. Este sistema foi substituido por um mais simples e prático, denominado sistema binominal de Lineu.

a) Em que consiste o sistema binominal de Lineu? 

b) Refira-te a dois princípios da nomenclatura binária? 


3. Os estudos da biodiversidade em Angola são escassos e a flora é mal conhecida, apesar de existirem desde a época colonial. Em termos de flora destacamos a floresta de Miombo que cobrem cerca de 70% do território de Angola e ocorre em grande parte da região austral de África, abrangendo onze países, nomeadamente territórios de Burundi, Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Zimbabwe, Zâmbia e Republica Democrática do Congo. Fornecendo bens e serviços a cerca de 100 milhões de africanos, que residem ao longo desta ecorregião. O quadro abaixo apresenta algumas espécies nativas de Angola que ocorrem no Miombo.

3.1. Preenche as categorias apresentadas ao lado em função desta informação:

Uapaca benguelensis
(Catetembula)
Syzygium benguelense
(Akulãkula)
Dipterocarpaceae
Diospyros kirkii
Parinari curatellifolia
(Olonsha)
Pericopsis angolensis
(Omako)
Uapaca kirkiana
(Olombula, Lombula)
Diospyros mespiliformis
Erythrina abyssinica
(Umbangalunda)
Anisophylleaceae
Euclea natalensis
Diospyros pseudomespilus
Syzygium guineense
(Akulãkula)
Anisophyllea boehmii
(olohengo, loengo)
Monotes sp.

I. Espécies:_________
II. Géneros:_________
III. Famílias:_________


3.2. Identifique as espécies que apresentam maior grau de semelhança? 


4. Liliopsida (monocotiledóneas) e Magnoliopsida (eudicotiledóneas) apresentam várias características em comum, mas também diferem em muitos aspectos. Uma das características comum as duas classes é a existência de tecidos vegetais.

4.1. Refira os tecidos presentes no caule de uma eudicotiledónea em crescimento primário e a origem de cada? 





4.2. A folha é constituída, fundamentalmente, pelos mesmos sistemas de tecidos encontrados na raiz e no caule em crescimento secundário. Justifique? 






5. A fecundação ocorre no interior das flores e é constituída por três fases nas angiospermas.

5.1. Cita as fases da fecundação? 






5.2. Em que consiste a dupla fecundação nas angiospermas e quais os produtos formados neste processo? 









Sem comentários:

Enviar um comentário